domingo, 30 de janeiro de 2011

Lição Escola Sabatina para Surdos - Lição 6 - 1º Trimestre 2011

Lição 06 - 
Bons pensamentos - 
29 de janeiro a 5 de fevereiro

"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Filipenses 4:8).



Lição 06 - 
Bons pensamentos - 
29 de janeiro a 5 de fevereiro from Escola Sabatina on Vimeo.

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 6 - 1º Trim. 2011

Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Primeiro Trimestre de 2011
Tema geral do trimestre: A Bíblia e as Emoções Humanas
Estudo nº 06    Bons Pensamentos
Semana de   29 de janeiro a 05 de fevereiro
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil


Verso para memorizar:Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Filipenses 4:8).

Introdução de sábado à tarde
Diante de um verso como este, não há como deixar de refletir. Esse verso nos dá uma orientação absolutamente segura sobre em que devemos deitar os nossos pensamentos. Vamos estudar este assunto.
Somos seres racionais; isto é, temos a capacidade de pensar, de raciocinar, de refletir. Por exemplo, é comum que fiquemos pensando sobre a vida, sobre diversos assuntos, mesmo estando a sós. E isso é ótimo, pois entre outras coisas, fomos feitos para pensar. É dos pensamentos que vem a construção da vida. É quando pensamos que fazemos nosso cérebro funcionar e nesses momentos vão se formando as bases de nossa vida, do que cremos, do que validamos como correto e como errado. É nesses momentos que consolidamos nossas bases de opinião e de compreensão das coisas.
Mas também devemos lembrar que somos seres sociais e, portanto, temos a impressionante capacidade de pensar em conjunto. Isso acontece quando estamos com outras pessoas, trocando idéias. Nesses momentos enriquecemos nosso modo de pensar, mudamos pensamentos errados, ajudamos outras pessoas a mudarem seus pensamentos, e assim por diante.
O pensamento solitário, que é reflexão, e o pensamento em grupo, que é interação, são poderosos para a formação de nosso caráter, para a aprendizagem, para o crescimento ou também para a deterioração de nossas competências intelectuais. Depende do que envolve o assunto que está sendo pensado. Por exemplo, se a pessoa pensa muito sobre seus ídolos e artistas populares, e se troca muitas idéias sobre esse tema, ela, com o tempo, se amoldará a tais pensamentos, e isso formará a sua vida. Ela se tornará dependente desses ídolos.
O mesmo acontece com o fanatismo nos esportes, novelas, leituras, passatempos, etc. Conforme o que se pensa, isso se passa a ser. É pelo pensamento que formamos ou deformamos o nosso caráter. É também pelo pensamento que deterioramos nosso ser ou que o corrigimos. O pensamento é poderoso demais para não ser controlado de alguma forma. E para esse fim, o verso acima foi escrito por Paulo.
O que diz o verso? Ele dá as duas diretrizes sobre em que pensar. A primeira diretriz é quanto a que assunto. Então exemplifica uma lista: tudo o que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, de boa fama. Essa é a primeira diretriz, mas ela não é suficiente.
Ainda há a segunda diretriz: se nesses assuntos houver alguma virtude e algum louvor, então sim, nisso devemos ocupar os nossos pensamentos.
Veja bem, há seis qualificadores de característicos dos assuntos a pensar, e dois critérios de validação. Por exemplo, “fórmula 1” dependendo de que informação se utiliza para pensar, é verdadeira, é respeitável, é justa, é pura, é talvez até amável e de boa fama. Digamos que sim. Mas há virtude para um cristão pensar nesse assunto? E, em especial, isso tem a ver com algum louvor a DEUS? Não tem nem uma nem outra coisa. Portanto, nisso não pensemos. Pode ser bom, mas não contribui para a edificação do cidadão celestial e muito menos serve para agradar a DEUS.
Portanto, de tudo o que é bom para se pensar, ainda tem que trazer alguma contribuição para a nossa integridade espiritual e também servir de louvor a DEUS, isto é, que Ele seja honrado e que Lhe agrade. Por esses critérios devemos julgar todos os nossos pensamentos.
Assim sendo, cremos que fica bem fácil julgar escolher os assuntos para nos envolvermos e para ocupar a nossa mente, se estivermos a sós ou se estivermos falando com outras pessoas. Têm que ser bons e ainda acrescentarem algo à nossa espiritualidade e servirem de louvor a DEUS.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Lições da Bíblia 1º Trim 2011 - Culpa - Lição 5


Informativo Mundial das Missões - O Poder da Fé - 29/01/2011



RETIRADO DO BLOG

Lição Escola Sabatina para Surdos - Lição 5 - 1º Trimestre 2011

Lição 5
Culpa
22 a 29 de janeiro

“Se Tu, soberano Senhor, registrasses os pecados, quem escaparia? Mas contigo está o perdão para que sejas temido” (Salmo 130:3, 4, NVI).



Lição 5 - Culpa - 22 a 29 de janeiro from Escola Sabatina on Vimeo.

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 5 - 1º Trim. 2011

Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Primeiro Trimestre de 2011
Tema geral do trimestre: A Bíblia e as Emoções Humanas
Estudo nº 05    Culpa
Semana de   22 a 29 de janeiro
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil


Verso para memorizar: “Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas” (Salmo 130:3, 4, NVI).

Introdução de sábado à tarde
Senso de culpa. O que é?
Os seres humanos têm em sua mente um guia para saberem o que é correto e o que é errado. Esse guia se chama consciência. É a capacidade de livremente avaliar todas as coisas e identificar o que é bom e construtivo e distinguir do que é mau e destrutivo.
A consciência se forma a partir do caráter, que é a memória especial dos princípios de vida. O principal princípio de vida é o amor, que ao mesmo tempo é a Lei de DEUS, princípio universal da existência eterna, harmônica, de todas as coisas e dos seres vivos.
Então, dentro do caráter vamos armazenando, ao longo do tempo, os bons princípios de vida, como por exemplo: honestidade, fidelidade, compaixão, pontualidade, fazer as coisas bem feitas (capricho), longanimidade, etc. E com base nesses princípios julgamos tudo, e concluímos se é bom o se é mau. Essa capacidade de avaliar e julgar é livre, e se constitui em nossa consciência.
Mas o pecado perturbou esse recurso de caráter e consciência. Todo pecador em seu caráter também armazena astúcia e maus princípios (anti-princípios) de vida, tais como levar vantagem, querer aparecer, roubar, chantagear, mentir, etc. Nesse caso, a sua consciência não mais acusa quando ele comete erros; pelo contrário, ela aprova, pois está de acordo com o que acredita (caráter). Por isso se diz que tal pessoa é “mau caráter”, ou, “que não tem consciência”.
Uma pessoa que tem caráter com princípios bons em sua vida é governada por esses princípios. O principal deles, já dissemos, é a Lei de DEUS, os Dez Mandamentos. Assim sendo, ela forma ao longo da vida hábitos que a governam. Nós somos governados por nossos hábitos, ou seja, o nosso modo de ser. E os hábitos nós mesmos vamos formando ao longo do tempo. Os principais hábitos para a vida se formam até por volta dos 14 anos; então fica definido o que essa pessoa será. Para mudar para melhor, é difícil, mas não impossível. Para piorar sempre é bem fácil, devido a nossa natureza. Os hábitos são para nós como os programas para o computador: eles nos levam a agir de determinadas maneiras.
Por sua vez, a consciência utiliza os mesmos princípios que serviram para formar os hábitos, mas noutro sentido: é para a mente ver se nós seguimos direitinho em que acreditamos ser o correto. Ou seja, se seguimos os nossos bons hábitos ou se infringimos. Se houve alguma conduta errada, a nossa consciência nos acusa, e dá um alerta do tipo: “você não foi fiel a esse ou aquele princípio”. Então aparece o sentimento de culpa, e a pessoa precisa fazer alguma coisa para consertar a situação. Culpa é um estado emocional que se forma na mente quando avaliamos negativamente o que fizemos.
Duas definições de culpa: “O sentimento de culpa é caracterizado pelo estado de abatimento gerado pela consciência de haver violado algum princípio ou faltado com uma obrigação, de ter feito algo que considera repreensível. Eu fiz alguma coisa que sei que não deveria ter feito.” Inês Cavalieri. “Culpa é o sentimento de ser indigno, mau, ruim; carrega remorso, censura e resulta em raiva guardada que se volta contra nós mesmos. Esse estado que corrói nossa alma e que nos impede de sermos nós mesmos, tem variáveis complexas que podem ser oriundas de fatores reais ou imaginários.” Adriana Camargo
A Bíblia não define culpa como algo negativo; pelo contrário, é um alerta de que algo precisa ser acertado, e que deve recorrer a DEUS, pedir ajuda, ou socorro. A culpa não vem para destruir o ser humano, mas para que ele sobreviva, pois por ela percebemos a necessidade de consertar nossa conduta. A culpa é como a dor em algum lugar de nosso corpo, dando alerta para a necessidade de conserto. Por exemplo, quando dói o dente, é porque algo vai mal nele, e precisa ir ao dentista. “Agora, me alegro não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus, para que, de nossa parte, nenhum dano sofrêsseis. Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte” (II Coríntios 7:9,10).
“Estes mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes também a consciência, e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se, no dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar os segredos dos homens, de conformidade com o meu evangelho.” (Romanos 2:15,16).
“Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência…” (I Timóteo 4:1 e 2).
“Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia”. (Salmo 32:3). “ O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia”. (Provérbios 28:13). “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é Fiel e Justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (I João 1:9).
Quase sempre essa alguma coisa é confessar o erro a quem deve fazer isso e pedir perdão. Se não agir assim, com o tempo a consciência se desregula e não funciona mais direito, deixando de sinalizar em caso de falhas. A consciência pode errar caso a pessoa deixe de aceitar bons princípios de vida e os troque por alguns anti-princípios. Nesse caso ela passa a aprovar o que é errado, e a desaprovar o que está correto. Ela se tornou confusa e não confiável. Esse é o princípio do pecado contra o ESPÍRITO SANTO, quando a pessoa não quer mais ser corrigida.
Podemos sentir culpa pelo que fizemos de errado; pelo que deixamos de fazer de certo; pela falta de ser perdoado; pela falta de perdoar; pelas consequências de atos nossos; muitos sentem culpa por elas mesmas não se perdoarem sendo que DEUS já as perdoou (isso é bem comum); outras sentem culpa até por algo imaginário. E há aqueles que não sentem culpa, porque seu caráter tem como orientador a maldade, e a consciência aprova o mal; porém essas pessoas não tem felicidade em seu íntimo. Elas dependem de prazeres artificiais, como esportes competitivos e violentos, drogas, filmes violentos ou de ação, ou de maldade, ou impuros; de diversões e passatempos de mau gosto, etc. Vivem um vazio preenchido artificialmente, por falta de paz com seu semelhante e com DEUS. A sua vida é assim: pela falta dos bons princípios que se originam em DEUS, que levam à vida eterna e à felicidade. Esses vivem os prazeres do momento, e muitas vezes a morte é a melhor solução.
Como é importante o testemunho dos verdadeiros cristãos, para atrair bilhões de pessoas vazias por dentro, e que não conhecem o fácil caminho da vida eterna com felicidade!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Reverência na Adoração a Deus

Autor: Alexandre Souza

Data: 16.7.2007


Introdução
Alguns itens são indispensáveis para o ato da adoração. Dois deles são: a reverência e o temor. Todos nós devemos compreender que sem reverência não poderemos adorar a Deus, e não poderemos agrada-lo. Não é por acaso que alguns autores declaram que a adoração nasce do temor a Deus.

Lição Escola Sabatina para Surdos - Lição 4 - 1º Trimestre 2011

Lição 04 - Relacionamentos - 15 a 22 de janeiro


“Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas” (Mateus 7:12).

Lição 04 - Relacionamentos - 15 a 22 de janeiro from Escola Sabatina on Vimeo.

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 4 - 1º Trim. 2011

Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Primeiro Trimestre de 2011
Tema geral do trimestre: A Bíblia e as Emoções Humanas
Estudo nº 04    Relacionamentos
Semana de   15 a 22 de janeiro
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil


Verso para memorizar:Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas” (Mateus 7:12).

Introdução de sábado à tarde
Como, por esses dias, os relacionamentos estão ficando cada vez mais complicados! É crescente o número de casais que se separam. Em muitas empresas o clima entre as pessoas tende a ser cada vez mais tenso. No trânsito, por quase nada, as pessoas brigam, e até mortes acontecem. Entre vizinhos e condôminos, parece que sempre tem que ter um encrenqueiro. Nas escolas e universidades a tensão também aumenta. Semana passada um professor de educação física de uma universidade foi morto por um aluno. Eu mesmo já recebi ameaça de ser processado pelo mesmo motivo: notas. É cada vez maior a quantidade relativa de pessoas que culpam os outros pelos seus fracassos, ou pelo seu desleixo e falta de empenho. Por pouco motivo, e muitas vezes por motivo algum, as pessoas se enfrentam e brigam.
É nos lares que se formam os problemas da sociedade. E os lares estão sem uma orientação correta para haver bom relacionamento. E o relacionamento tenso, e mais ainda quando há ódio entre as pessoas íntimas, produz as condições necessárias para que haja infelicidade e vida sem prazer.
Há dois tipos de relacionamento possível, e não há outras possibilidades. Um tipo de relacionamento é típico do mundo; o outro, típico do Céu. O relacionamento típico do mundo é o das relações de poder entre as pessoas. Há uma disposição de um mandar no outro, de dar ordens, de obrigar, de querer ser mais que o outro, de levar vantagem, de dominar. Já o relacionamento típico do Céu é exatamente o contrário. Nele as pessoas estão todas dispostas a servir uns aos outros, a obedecer, são humildes, não se interessam por status, e jamais passa em suas mentes a idéia de subjugar outra pessoa.
Quando as pessoas querem dominar, é bem fácil aparecerem motivos para desentendimentos. Só o simples fato de querer dominar já cria uma situação do tipo “eu sou mais que vocês, e têm que obedecer à minha vontade”. Esse é o contexto do ódio.
Quando as pessoas só querem servir, como JESUS exemplificou em Sua vida, então o ambiente será sempre de cordialidade, pois o fato de um querer ajudar o outro jamais possibilita que alguém se revolte contra outra pessoa. Não há como surgir algum motivo de reclamação. Esse é o ambiente do amor.
O amor para vingar requer intimidade, estar juntos, um querer fazer o bem ao outro. Já o ódio provoca separação e desconfiança, e também desejo de vingança.
Se num lar as coisas não vão bem, é por falta de vontade de um servir o outro. Se não houver essa disposição, ali se desenvolverão as condições para o ódio, e os conflitos ocorrerão. Quando as pessoas colocarem em suas cabeças que não querem exercer poder, mas estar sempre prontas a servir, qualquer que seja o motivo para algum conflito não prosperará, pois o desejo de servir é o mesmo desejo de fazer o bem e desejar o bem ao outro. E ele levará a querer solucionar em conjunto o que por ventura der errado, para a manutenção da normalidade do amor. Na realidade, para se ter um bom relacionamento é bem simples: é só querer servir, como JESUS. E assim também, para se ter conflitos é simples: basta querer dominar.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Eu Vou a Jesus - Arautos do Rei

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei"
(Mateus 11:28)

Uma música muito bonita que diz bem como devemos agir diante da ansiedade, do estresse, da depressão, medo e de tantas outras emoções que atrapalham nossa vida. Somente indo a Jesus é que venceremos!


Eu vou a Jesus
(Cristo meu Senhor)
O Salvador
(A Jesus sim eu vou)
Eu vou até Jesus
(Cristo meu Senhor)
O Salvador
(A Jesus sim eu vou)
Ouçam o que digo:
Não amigo igual a Jesus

Pra onde irei?
(Pra onde irei?)
Se não há ninguém que entenda
Com quem vou falar então?
(Sim, com quem?)
Se ninguém mais quer me ouvir
Quando necessito
(A-a-ah)
Me abrir em confiança
(Uuh...)
Eu vou a Jesus
(E estou seguro)
Eu vou até Jesus

Só em cristo há paz e segurança
So ele é minha rocha e fortaleza
È o fundamento bem seguro, é o Senhor

Coro
Se ao redor ninguém me dá valor
Eu tenho a Cristo meu Senhor
Ouçam o que é digo:
Não há amigo igual a Jesus
Je-e-esus

Pra onde irei? Me abrigar da atroz tormenta?
Onde é que eu encontro o consolo na tristeza?
E a segurança nos momentos mais difíceis?
Se minha alma está aflita
Eu vou a Jesus
Vou a Jesus
Só em Cristo há paz e segurança
Ele é minha Rocha e Fortaleza
Ele é o fundamento bem seguro, é o Senhor

Se ao redor ninguém me dá valor
Eu tenho a Cristo meu Senhor
Ouçam o que é digo:
Não há amigo igual a Jesus

Ouçam o que é digo:
Não há amigo igual a Jesus
Je-sus





quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Livros do Ano 2011

Mais um ano está findando e um novo se aproxima. Para que possamos começar 2011 com todos os livros do ano em mãos, anote aí a lista:

Adultos

Mente, Caráter e Personalidade, v. 1, Ellen White
Grande parte deste livro apresenta principios de diretrizes gerais. Há advertências e conselhos práticos referentes ao relacionamento entre professor e aluno, pastor e membro da igreja, médico e paciente, pais e filhos. Essas declarações nos ajudam a compreender o que é o homem, bem como seu relacionamento com o ambiente terra.
Preço: R$ 25,20, no site www.cpb.com.br.


Jovens

Um passo a mais, Fernanda Lima
Fernanda tinha tudo que alguém da sua idade poderia desejar: Deus, amigos, família, saúde, emprego, sonhos... Mas ela desejava um relacionamento mais profundo com Jesus. Um congresso de jovens cristãos mudaria para sempre sua vida. No regresso para casa, o ônibus em que Fernanda viajava perdeu o freio. O acidente a deixou paraplégica, mas sua vida começaria de novo. Suas escolhas a levaram a dar um passo para mais perto de Deus e da verdadeira felicidade. Conheça essa história dramática e inspiradora.
Preço: R$ 17,60, no site 
www.cpb.com.br.

Desbravadores

O ouro de Katya, Ellen Bailey
Incapaz de controlar seu temperamento, havia algo em que Katya se superava: esquiar. Ela parecia voar sobre os esquis, e descobriu exatamente o que desejava da vida: medalhas de ouro. Certo dia, um esquiador lhe deu alguns livros cristãos para ler. Os professores comunistas de Katya ensinavam que a Bíblia era um mito e que Deus não existia. Finalmente ela aprendeu a verdade. Ao descobrir que não podia guardar o sábado e ao mesmo tempo continuar competindo, deparou-se com a decisão mais difícil de sua vida.
Preço: R$ 16,80, no site www.cpb.com.br.

Aventureiros

Travessia em Mar Aberto e os Ossos Misteriosos do Egito, Neila D. Oliveira
Informações ainda não disponibilizadas no site www.cpb.com.br.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Lições da Bíblia 1º Trim 2011 - Estresse - Lição 3

Lição Escola Sabatina para Surdos - Lição 3 - 1º Trimestre 2011

Lição 03 - Estresse - 8 a 15 de janeiro


“Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei” (Mateus 11:28).

Lição 03 - Estresse - 8 a 15 de janeiro
 from Escola Sabatina on Vimeo.

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 3 - 1º Trim. 2011

Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Quarto Trimestre de 2010
Tema geral do trimestre: A Bíblia e as Emoções Humanas
Estudo nº 03    Estresse
Semana de   8 a 15 de janeiro
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil


Verso para memorizar: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei” (Mateus 11:28).

Introdução de sábado à tarde
O estresse é o conjunto de respostas físicas e mentais que nosso corpo produz diante de certos estímulos externos, que são os estressores ou agentes causadores de estresse. Essa resposta causa desgaste também físico e mental, ou seja, há sofrimento. Quando a situação de estresse se prolonga, pode resultar em ansiedade, depressão e diversos males físicos. Nesse caso, os mecanismos de defesa do corpo não mais respondem com eficácia, podendo-se desenvolver certas doenças, principalmente cardiovasculares.
As pessoas reagem aos estressores, num primeiro momento em busca de adaptação, isto é, como solução diante da nova condição que gera uma tensão nervosa momentânea elevada. Depois segue-se um estado de relativo relaxamento ou tranquilidade, quando o organismo busca a manutenção do equilíbrio entre aquela tensão nervosa e o relaxamento, ou normalidade. Essa segunda fase é importante para a saúde. No entanto, se os estressores continuarem afetando por muito tempo, a pessoa pode não conseguir retornar ao relativo relaxamento. Então a saúde passa a ser afetada negativamente.
É importante conhecer os estressores. São quatro categorias:
“1. acontecimentos biográficos críticos: são acontecimentos (a) localizáveis no tempo e no espaço, (b) que exigem uma reestruturação profunda da situação de vida e (c) provocam reações afetivo-emocionais de longa duração. Esse acontecimentos podem ser positivos e negativos, e ter diferentes graus de normatividade, ou seja, de exigência social. São exemplos: casamento, nascimento de um filho, morte súbita de uma pessoa, acidente, etc.
“2. estressores traumáticos: são um tipo especial de acontecimentos biográficos críticos que possuem uma intensidade muito grande e que ultrapassam a capacidade adaptativa do indivíduo [os chamados traumas].
“3. estressores quotidianos: são acontecimentos desgastantes do dia a dia, que interferem no bem-estar do indivíduo que os experiencia como ameaçadores, magoantes, frustrantes ou como perdas. Exemplos são: problemas com o peso ou com a aparência, problemas de saúde de parentes próximos que exigem cuidados, aborrecimentos com acontecimentos diários (cuidados com a casa, aumento de preços, preocupações financeiras, etc.)
“4. estressores crônicos : são (a) situações ou condições que se extendem por um período relativamente longo e trazem consigo experiências repetidas e crônicas de estresse (exemplos: excesso de trabalho, desemprego, etc.) e (b) situações pontuais (ou seja com começo e fim definidos) que trazem consigo consequências duradouras (exemplo: estresse causado por problemas decorrentes do divórcio).
“Exemplos de estressores:
·              Desprezo amoroso
·              Dor e mágoa
·              Luz forte
·              Níveis altos de som
·              Eventos: nascimentos, morte, guerras, reuniões, casamentos, divórcios, mudanças, doenças crônicas, desemprego e amnésia
·              Responsabilidades: Dívidas não pagas e falta de dinheiro
·              Trabalho/estudo: provas, tráfego lento e prazos pequenos para projetos
·              Relacionamento pessoal: conflito e decepção
·              Estilo de vida: comidas não-saudáveis, fumo, alcoolismo e insônia
·              Exposição de stress permanente na infância (abuso sexual infantil)
·              Idade
·              Calor”                         (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Estresse)
Os últimos dias na Terra serão (estão sendo) de tempos difíceis. E assim serão cada vez mais. Bem no final, nos dias que precederem o fechamento da porta da graça, a tensão no mundo será tal que homens desmaiarão de terror ante a expectativa da sucessão dos fatos. Só se poderá manter a calma conhecendo bem a DEUS, tendo fé nEle e vivendo em Sua companhia todos os momentos. Quem quiser ficar em pé nesses dias terá que ter um hábito diário, iniciar o dia com DEUS, oração e leitura da Bíblia e estudo da Lição da Escola Sabatina (o curso de como ser um cidadão celeste), e em tudo o que fizer, sempre dialogar com DEUS. Já em nossos dias não temos mais condições de fazer qualquer coisa sem interagir com DEUS, imagine nos dias finais, que logo virão. Se hoje há enorme quantidade de pessoas estressadas e outras deprimidas, não se pode imaginar como será nos dias finais, que vai levar as pessoas a desmaios de terror. Se ainda não faz, tem que hoje mesmo decidir firmemente andar com DEUS todos os dias. Nesse mundo hostil, não conseguimos mais viver com relativa normalidade sem contar com um poder superior em que nos sintamos protegidos.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Aconteceu...(24/12/2010)









No dia 24/12 tivemos uma programação de Natal realizada pelos irmãos Raphael e Bruna.






A programação teve o tema de “A árvore de natal do céu” com todos os frutos do espírito.



Tivemos a entrega da bíblia para o ganhador do “Bom de Bíblia” que foi o irmão Adão.



Tivemos também a entrega da cesta do amor da família do irmão Liversino para a família do irmão Abel.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

sábado, 1 de janeiro de 2011

Lição Escola Sabatina para Surdos - Lição 2 - 1º Trimestre 2011

Lição 02 - Provisão divina para a ansiedade - 1º a 8 de janeiro

“Lancem sobre Ele toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês” (1Pe 5:7, NVI).


Lição 02 - Provisão divina para a ansiedade - 1º a 8 de janeiro from Escola Sabatina on Vimeo.

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 2 - 1º Trim. 2011

Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Quarto Trimestre de 2010
Tema geral do trimestre: A Bíblia e as Emoções Humanas
Estudo nº 02    Provisão divina para a ansiedade
Semana de   1º a 8 de janeiro
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil


Verso para memorizar: “Lancem sobre Ele toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês” (1 Pedro 5:7, NVI).

Introdução de sábado à tarde
“Ansiedadeânsia ou nervosismo é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, medo intenso, aperto no tórax, transpiração etc.
“Esses dois aspectos, tanto a ansiedade quanto o medo, não surgem na vida da pessoa por uma escolha. Acredita-se que vivências interpessoais e problemas na primeira infância possam ser importantes causas desses sintomas. Além disso, existem causas biológicas como anormalidades químicas no cérebro ou distúrbios hormonais. Ansiedade é um estado emocional que se adquire como consequência de algum ato.
“Todas as pessoas podem sentir ansiedade, principalmente com a vida atribulada atual. A ansiedade acaba tornando-se constante na vida de muitas pessoas. Dependendo do grau ou da frequência, pode se tornar patológica e acarretar muitos problemas posteriores, como o transtorno da ansiedade. Portanto, nem sempre é patológica.
“Ter ansiedade ou sofrer desse mal faz com que a pessoa perca uma boa parte da sua auto-estima, ou seja, ela deixa de fazer certas coisas porque se julga ser incapaz de realizá-las. Dessa forma, o termo ansiedade está de certa forma ligado à palavra medo, sendo assim a pessoa passa a ter medo de errar quando da realização de diferentes tarefas, sem mesmo chegar a tentar.
“A ansiedade em níveis muito altos, ou quando apresentada com a timidez ou depressão, impede que a pessoa desenvolva seu potencial intelectual. O aprendizado é bloqueado e isso interfere não só no aprendizado da educação tradicional, mas na inteligência social. O indivíduo fica sem saber como se portar em ocasiões sociais ou no trabalho, o que pode levar a estagnação na carreira.”
Os principais sintomas da ansiedade são: “Fadiga; Insônia; Falta de ar ou sensação de sufoco; Picadas nas mãos e nos pés; Confusão; Instabilidade ou sensação de desmaio; Dores no peito e palpitações; Afrontamentos, arrepios, suores, frio, mãos úmidas; Boca seca; Contrações ou tremores incontroláveis; Tensão muscular, dores; Necessidade urgente de defecar ou urinar; Dificuldade em engolir; Sensação de ter um "nó" na garganta; Dificuldades para relaxar; Dificuldades para dormir; Leve tontura ou vertigem; Vômitos incontroláveis.” (Artigo da Wikipédia).