quinta-feira, 26 de maio de 2011

Lição Escola Sabatina para Surdos - Lição 9 - 2º Trimestre 2011

 Verso para Memorizar: “Eis que tenho feito que passe de ti a tua iniquidade e te vestirei de finos trajes” (Zc 3:4).

Lição 09 - Um tição tirado do fogo- 21 a 28 de maio from Escola Sabatina on Vimeo.

Lição 09 - Um tição tirado do fogo- 21 a 28 de maio from Escola Sabatina on Vimeo.

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 9 - 2º Trim. 2011


Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Segundo Trimestre de 2011
Tema geral do trimestre: Vestes da Graça
Estudo nº 09 – Um Tição Tirado do Fogo
Semana de  21 a 28 de maio
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (Ijuí - RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil


Verso para memorizar: “Eis que tenho feito que passe de ti a tua iniquidade e te vestirei de finos trajes” (Zacarias 3:4).

Introdução de sábado à tarde
O grande conflito entre satanás e DEUS, tem quatro momentos essenciais:
1º) Lúcifer querendo ser semelhante ao Altíssimo. E para consegui-lo, desencadeou uma guerra de anjos contra o trono de DEUS; ele queria participar desse trono.
2º) Perdendo a guerra, derrotou Adão e Eva, e intentou ser o príncipe desse mundo.
3º) Mas no embate da cruz, JESUS em flagrante desvantagem, derrotou o ódio de satanás com o Seu infinito amor.
4º) Agora, ele se prepara para a última batalha, o Armagedom. E seu intento é desviar o maior número de seres humanos do caminho da salvação, já que mais do que isto não consegue mesmo, pois está perdido, e derrotado.
O mundo tem produzido muita guerra. Pois aqui as diferenças são resolvidas na base da violência. Na verdade, por essa via as diferenças não são resolvidas. Aparecem outras diferenças, e o mundo vai de mal a pior. É a lei do mais forte, de quem pode mais. É um planeta de estúpidos, que utilizam o conhecimento que conseguem desenvolver para fabricar armas. E ainda assim, se acham muito inteligentes. Mas pare um pouco para pensar: entre o ato de JESUS na cruz, entre as Suas palavras para oferecer o outro lado do rosto, entre o que Ele disse que não veio para ser servido mas para servir, entre a Sua declaração “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”; e a escalada de armamento, a multiplicação das guerras, da destruição e da mortandade mundo afora, da luta pelo poder, o que você acha mais lúcido, sensato e sábio?
Não  é à toa que DEUS acha loucura a sabedoria desse mundo!
O mundo está piorando. E a causa primária da situação do mundo é essa guerra de satanás contra DEUS, e contra quem esteja com Ele. Pensemos um pouco sobre isso. O que Lúcifer queria, no início de sua luta? Ser semelhante ao Altíssimo. Ele queria poder para mandar, não poder para servir. E o que está gerando muitas das guerras nesse mundo? É a luta pelo poder. Onde há alguém ambicionando poder, há tensão suficiente para gerar algum tipo de conflito. Cuidado, isso também ocorre muito em nossa igreja. É preciso banir esse tipo de conflito entre nós, como fizeram os discípulos nos dias que antecederam o Pentecostes.
Lúcifer queria ser admirado ainda mais do que já era. Queria que o foco estivesse nele, não em DEUS. Essa não é, ao longo dos tempos, a obstinação da maioria das pessoas? Fazem de tudo para que as atenções se voltem a elas, não a DEUS. Cuidado com essa cilada. O mundo hoje faz de tudo para que nós, servos de DEUS, queiramos também ser vistos como belos, importantes, ricos, famosos, etc. Muito cuidado com a cilada que derrubou satanás e levou com ele 33% de todos os anjos que serviam a DEUS.
Lúcifer queria ter prestígio. Não é exatamente isso que as pessoas também buscam? Em lugar da humildade de DEUS, o ser humano está sempre lutando por destaque entre os demais.
Pois bem, agora reflitamos um pouco mais profundamente: é possível a todos terem poder para dominar sobre os demais? É possível a todos serem o foco das atenções? É possível a todos terem mais prestígio que os outros? Não é possível! Por isso, quem quer essas coisas parte para a briga, para a guerra. Ele está querendo o que muitos também querem. Então, ou gasta muito dinheiro para ser mais que os outros, ou se envolve em conflitos que nada resolvem.
Mas muita atenção ao que está escrito a seguir: para humildes, que só desejam servir, não ser servidos, sempre há lugar para mais, muitos mais. Se todos forem humildes, ao contrário do que se todos buscam prestígio, não haverá conflito algum. Esse é o reino de DEUS! Assim deverá ser a nossa igreja!!! Um lugar de gente humilde, inteligente e sábia, atraindo o mundo pela diferenciação para melhor, não para pior.
Portanto, pensemos mais um pouco: é possível todos servirem uns aos outros? É possível a todos se amarem mutuamente? É possível a todos promoverem a felicidade dos demais? Sim, é perfeitamente possível. E não há a mínima necessidade de algum tipo de conflito para conseguir essas coisas. Por isso o Reino de DEUS é de paz; mas o império de satanás é de guerra, de autodestruição.
Escolha hoje a que reino quer pertencer.

sábado, 14 de maio de 2011

Sermões de Semanas de Oração em audio - Atualizando...

Esta Postagem é dedicada a sermões pregados na Igreja do Parque Flamingo em Catanduva - SP

Você pode ouvir e até fazer o download se desejar:


Pr. Marcos Antonio de Carvalho
Download: 

Lição Escola Sabatina para Surdos - Lição 8 - 2º Trimestre 2011

Verso para Memorizar: “É grande o meu prazer no Senhor! Regozija-se a minha alma em meu Deus! Pois Ele me vestiu com as vestes da salvação e sobre mim pôs o manto da justiça, qual noivo que adorna a cabeça como um sacerdote, qual noiva que se enfeita com joias” (Is 61:10, NVI).

Lição 08 - Vestes de esplendor- 14 a 21 de maio from Escola Sabatina on Vimeo.

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 8 - 2º Trim. 2011

Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Segundo Trimestre de 2011
Tema geral do trimestre: Vestes da Graça
Estudo nº 08 – Vestes de Esplendor
Semana de 07 a 14 de maio
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (Ijuí - RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil


Verso para memorizar: “É grande o meu prazer no Senhor! Regozija-se a minha alma em meu DEUS! Pois Ele me vestiu com as vestes da salvação e sobre mim pôs o manto da justiça, qual noivo que adorna a cabeça como um sacerdote, qual noiva que se enfeita com jóias” (Isaías 61:10).

Introdução de sábado à tarde
Isaías atuou num tempo espiritual e politicamente muito turbulento. Ele trabalhava no reino do sul, Judá. Em seu tempo foi que o reino do norte, Israel, capitulou diante dos Assírios. Em Israel o profeta era Oséias, que tentou, em vão, fazer aquele povo entender o quanto DEUS os amava, e os queria de volta. Antes dele, Amós, o camponês, advertia e denunciava o reino de Israel. Mas não deram ouvidos a nenhum dos dois. No sul, em Judá, Isaías fazia o mesmo. Era o tempo dos reis Uzias (ou Azarias), Joatão (ou Jotão), Acaz e Ezequias. Paralelamente a Isaías, em Judá também atuava o profeta Miquéias, denunciando Samaria e Jerusalém. Isso foi mais ou menos entre os anos 750 e 700 aC. Foi nos últimos anos de Isaías e de Miquéias, e do rei judeu Ezequias que Senaqueribe, imperador assírio, cercou Jerusalém, quando o rei se humilhou perante DEUS, e foi salvo com seu povo. O comandante assírio zombou do DEUS de Israel, o anjo do Senhor saiu numa noite e matou, dentre os assírios, 185 mil soldados, e Senaqueribe foi embora com os que sobraram (2 Reis 19:35).
É de se lembrar que, antes de Isaías, Elias combateu fortemente, em Israel, as ações idólatras da rainha Jezabel com seu marido Acabe, no reino do Norte. Esses dois afundaram esse reino na idolatria. Eles tiveram uma filha, Atalia, que se tornou tão ou mais idólatra que sua mãe. Ela casou-se com Jeorão, rei de Judá, filho de Josafá. Ela quase exterminou a dinastia de Judá quando mandou matar todos os descendentes reais, menos um, que uma empregada conseguiu esconder sendo ele ainda bebê. Ele foi o rei Joás, um rei reformador em Judá, isso antes que viesse o profeta Isaías. Outra coisa, antes de Joás governar, aos 7 anos de idade, a própria Atalia governava Judá. Ela era uma agente do demônio dominando sobre o povo de DEUS. Depois desses fatos, passando-se quase um século das ações da má Atalia, é que Isaías apareceria em cena. Então tente imaginar a herança do povo de DEUS em meio a esses anteriores maus líderes políticos que levavam a nação para os caminhos de satanás.
Por essas poucas informações dá para ter uma ideia do quanto foi conturbado o tempo de Isaías. O reino de Israel se corrompeu tanto que foi desmantelado pelos assírios, e o de Judá ia pelo mesmo caminho, e seria, mais tarde, uns 200 anos depois, derrotado pelos babilônios, durante o tempo do profeta Jeremias. Depois de Jeremias, já no exílio, entraria em ação o profeta e estadista Daniel e o profeta Ezequiel. Os últimos profetas seriam Ageu, Zacarias e bem depois, Malaquias. No tempo desses, os judeus estavam, aos poucos, retornando do exílio. Esse retorno iniciaria no finalzinho dos dias de Daniel, que foi levado a Babilônia e viu a queda desse império, alcançando ainda o tempo de Zorobabel comandar o retorno dos primeiros judeus à Jerusalém.
Esses todos foram profetas reformadores. Vieram depois de Elias, o primeiro dos grandes reformadores no povo de DEUS. Esse Elias e depois Eliseu, viveram em torno de uns 100 anos antes de Isaías.

Boletim Guia Informativo - IASD Pq. Flamingo - 14/05/2011

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR

sábado, 7 de maio de 2011

Lição Escola Sabatina para Surdos - Lição 7 - 2º Trimestre 2011

Verso para Memorizar: “Porque Tu me tens sido auxílio; à sombra das Tuas asas, eu canto jubiloso” (Salmo 63:7).

Lição 07 - À sombra de Suas asas- 7 a 14 de maio from Escola Sabatina on Vimeo.

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 7 - 2º Trim. 2011

Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Segundo Trimestre de 2011
Tema geral do trimestre: Vestes da Graça
Estudo nº 07 – À Sombra de Suas Asas
Semana de   07 a 14 de maio
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (Ijuí - RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil


Verso para memorizar:Porque Tu me tens sido auxílio; à sombra das Tuas asas, eu canto jubiloso” (Salmo 63:7).

Introdução de sábado à tarde
“Há três coisas que são maravilhosas demais para mim, sim, há quatro que não entendo: o caminho da águia no céu...” (Prov. 30:18, 19).
O filhote de passarinho é um ser delicado e totalmente indefeso, como muitos filhotes de outros animais. Mas as aves possuem um tipo de proteção interessante: as suas penas e asas. É bonito ver, por exemplo, uma galinha com seus pintainhos. Ela cisca ensinando-os a obter o sustento do chão. E quando eles cansam, ela se abaixa, abre um pouco as asas, e eles se recolhem embaixo, e ali desaparecem. Vez por outra algum deles expõe a cabecinha para fora.
Todos os pássaros usam as asas para aconchegar seus filhotes. A águia tem asas bem grandes, enormes para dizer bem, e também as usa para a proteção de seus pequeninos. Essas aves são uma exemplificação da proteção de DEUS. Qualquer pecador que, sentindo-se atraído pelo amor que DEUS lhe tem, quer mudar seu estilo de vida, e precisa de proteção. Ele se torna um novato espiritual, e enquanto estiver nesse mundo terá que ser protegido, ou não conseguirá vencer. O mundo degenerado pelo pecado tem tantas atrações malignas que sem a proteção de DEUS, ele não suportará, e em algum momento será atingido, e cairá.
E o pecador, como os filhotes de aves, precisa sentir o desejo da proteção, ou melhor, a sua necessidade. Esse mundo desenvolveu milhares de atrativos. Em tempo, para quem é do mundo, são de fato atrativos, mas para quem já se entregou a JESUS, não são mais, tornaram-se coisas detestáveis. Um exemplo desse tipo de atrativo detestável é o Big Brother (e assemelhados). Vejo colegas professores em minha universidade, que é secular, achando interessante. Pessoas tão estudadas, mestres e doutores, e no entanto, sendo atraídas por coisas de tão baixo nível. Mas, enfim, eles são do mundo, e é natural que gostem das coisas do mundo. Mas, com uma sensação estranha, sei de irmãos de fé que assiste esse lixo imoral, inclusive alguns ministros. Esses irmãos são pretendentes ao reino de DEUS, e tem o conhecimento da verdade. Muitos deles estudam com profundidade e ensinam a outros. Então, como é que ainda não se deram conta que assistindo tal lixo perderão suas vidas para sempre? Tem que ficar bem evidente: pessoas nessa condição não poderão ser salvas. É um alerta importante que se faz necessário nesse estudo. “Não andeis nos costumes da gente que Eu lanço fora de diante de vós, porque fizeram todas estas cousas, por isso Me aborreci deles. Eu Sou o Senhor vosso DEUS, que vos separei dos povos. Ser-me-eis santos, porque Eu, o Senhor, Sou santo, e separei-vos dos povos, para serdes meus” (Lev. 20:23, 24up e 26). “Diz Ele: "Quem quiser seguir-Me, abandone tudo." Não podeis amá-Lo enquanto imitais as modas do mundo ou gostais da sociedade mundana” (Mente Caráter e Personalidade, 558, grifo acrescentado).

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Lição Escola Sabatina para Surdos - Lição 6 - 2º Trimestre 2011

Verso para Memorizar: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz” (1Pe 2:9).

Lição 05 -As vestes sacerdotais da graça - 23 a 30 de abril from Escola Sabatina on Vimeo.

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 6 - 2º Trim. 2011

Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Segundo Trimestre de 2011
Tema geral do trimestre: Vestes da Graça
Estudo nº 06 – O manto de Elias e Eliseu
Semana de 30 de abril a 07 de maio
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (Ijuí - RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil


Verso para memorizar:Porque a tristeza segundo DEUS produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte” (2 Cor. 7:10).

Introdução de sábado à tarde
Elias é o meu profeta predileto. Gosto muito da história dele. Num tempo em que a idolatria tomou conta, esse homem permaneceu firme, chegando ao ponto de certo dia achar que estava só ao lado da verdadeira adoração. Tão fiel foi a DEUS que Este o levou para junto de Si. Ele nunca viu a morte. Enoque, Moisés e Elias, foram seres humanos pecadores, mas poderosos porque foram humildes e viviam entregues ao Senhor. Eles também falhavam, mas se levantavam em arrependimento, e DEUS os perdoou e em JESUS, foram salvos. Antes mesmo de JESUS ter morrido por eles!
“Entre as montanhas de Gileade, ao oriente do Jordão, habitava nos dias de Acabe um homem de fé e oração cujo destemido ministério estava destinado a deter a rápida disseminação da apostasia em Israel. Distanciado de qualquer cidade de renome, e não ocupando nenhuma alta posição na vida, Elias, o tesbita, não obstante entregou-se à sua missão, confiante no propósito de Deus de preparar diante dele o caminho e dar-lhe abundante sucesso. A palavra de fé e poder estava em seus lábios, e toda a sua vida estava devotada à obra da reforma. Sua voz era a de quem clama no deserto para repreender o pecado e fazer refluir a maré do mal. E conquanto viesse ao povo como reprovador do pecado, sua mensagem oferecia o bálsamo de Gileade a toda alma enferma do pecado que desejasse ser curada.
“Ao Elias ver Israel aprofundar-se mais e mais na idolatria, sua alma ficou angustiada e despertou-se-lhe a indignação. Deus havia feito grandes coisas por Seu povo. Tinha-o libertado do cativeiro e lhe dado "as terras das nações, ... para que guardassem os Seus preceitos, e observassem as Suas leis". Sal. 105:44 e 45. Mas os beneficentes desígnios de Jeová haviam sido agora quase esquecidos. A incredulidade estava depressa separando a nação escolhida da Fonte de sua força. Contemplando esta apostasia, do seu retiro na montanha, Elias sentiu-se oprimido pela tristeza. Em angústia de alma ele suplicou a Deus que detivesse em seu ímpio curso, o povo outrora favorecido, visitando-o com juízos, se necessário fosse, a fim de que pudesse ser levado a ver em sua verdadeira luz seu afastamento do Céu. Ele ansiava por vê-los levados ao arrependimento, antes que fossem tão longe na prática do mal a ponto de provocar o Senhor para que os destruísse completamente.
“A oração de Elias foi respondida. Apelos constantemente repetidos, admoestações e advertências tinham falhado em levar Israel ao arrependimento. Havia chegado o tempo em que Deus devia falar-lhes por meio de juízos” (Profetas e reis, 119 e 120).