segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Reverência na Adoração a Deus

Autor: Alexandre Souza

Data: 16.7.2007


Introdução
Alguns itens são indispensáveis para o ato da adoração. Dois deles são: a reverência e o temor. Todos nós devemos compreender que sem reverência não poderemos adorar a Deus, e não poderemos agrada-lo. Não é por acaso que alguns autores declaram que a adoração nasce do temor a Deus.

A reverência dos hebreus

Vou dar um exemplo de reverência. Estou certo de que todos já ouviram falar ou já leram algo sobre os escribas (ou copistas) na Bíblia. Na cultura hebraica, os escribas eram aqueles que escreviam as leis. Eram eles que passavam os textos ditados e ouvidos para o papel. Bem, todos aqueles que estudarem um pouco mais a fundo o trabalho dos escribas saberão que eles tinham uma forma toda especial de escrever o nome de Deus (Jeová). Cada vez que eles ouviam o nome Jeová, eles pegavam outra pena (a caneta da época), escreviam o nome de Deus e depois quebravam a pena para que ela nunca mais fosse utilizada. Alguns dizem que essas penas eram revestidas de ouro. Que interessante, não? Caro irmão, essa atitude dos escribas expõe claramente a reverência e o temor que eles tinham em relação a Deus.

Entre os modernos judeus ortodoxos assim como os do passado, o nome do Senhor é considerado tão sagrado que se considera blasfêmia pronunciá-lo. Hoje eles costumam chamar o Senhor de Hashem, que em hebraico significa simplesmente “o Nome”.

Não existe qualquer poder mágico no nome em si; ao contrário, é o que o nome representa que evoca o tipo de temor e reverência que a Bíblia diz que merece. Profanar o nome é, em sentido indireto, profanar Aquele que é chamado. É transgredir um dos 10 mandamentos. “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.” Êxodo 20:7.

O pregador Robert Boyle nunca mencionava o nome Deus, sem fazer em seu sermão uma pausa bem perceptível.


Os Nomes de Deus:

Hebraico:
- El (Deus) - é uma palavra que todas as línguas semíticas têm em comum;

- El Elyon - Deus altíssimo (Gên 14:18-22);

- El Shaddai - Deus Todo-Poderoso, Onipotente (Gên. 17:1);

- El Olam - Deus Eterno (Gên 21:33);

- Elohim – Deus (Pluralidade);

- Adonai – Senhor ou Meu Senhor;

- Yahweh - O Senhor. (Êxo. 3: 13-15); YHWH - TETRAGRAMA jamais pronunciado.

“O nome Yahweh, também traduzido com Jeová ou Senhor, salienta a fidelidade e graça de Deus na manutenção do concerto (Êxo. 15:2 e 3; Osé. 12: 5 e 6). Em Êxo. 3:14, Yahweh descreve a Si próprio como “Eu sou o que Sou”, indicando inalterabilidade do relacionamento que Ele mantém com Seu povo”. Nisto Cremos, pág. 37.

“O nome Jeová surgiu de um malentendimento que, por sua vez, teve sua origem na relutância dos judeus piedosos quanto a pronunciarem o nome divino (c. de 300 a.C.). Para substituí-lo, diziam a palavra Adonai = Meu Senhor. O nome divino se escrevia com as consoantes YHWH e as vogais de Adonai, como lembrança de que esta última palavra devia ser pronunciada ao se ler este Nome.” Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento, Editora Vida Nova, pág. 639.

Grego:
- Theós (Deus)

- Kyrios (Senhor)

- Pater (Pai)


A nossa reverência

Diante da reverência em que povo de Deus encarava o Senhor, vale a pena pensar em nossa reverência. Nossa atitude pessoal quando estamos à presença do Senhor, revela o Deus que temos ou expressa uma religião indiferente cultivada ao longo dos anos?

Será que nós, que fazemos parte da Igreja de Cristo, estamos prestando a reverência devida ao Deus todo poderoso? O que será que Deus está achando de nossa adoração, de nossos cultos? Será que o Senhor da glória está vendo em nós aquela sementinha de temor e reverência a Ele? Qual é a atitude e a motivação do nosso coração quando nos chegamos a Deus para adorá-lo?

“A reverência é grandemente necessária na juventude deste século. Estou alarmada ao ver crianças e jovens, filhos de pais religiosos, tão descuidados da ordem e decência que devem ser observadas na casa de Deus. Enquanto os servos de Deus apresentam ao povo as palavras de vida, alguns estão lendo, outros cochichando e rindo. Seus olhos estão pecando, distraindo a atenção dos que se acham ao seu redor. Esse hábito, se não for corrigido, crescerá, e influenciará a outros”. Ellen G. White, Mensagens aos Jovens, pág. 265.


Temer a Deus

“Temam a Deus e glorifiquem-no, pois chegou a hora do Seu juízo. Adorem Aquele que fez os céus, a terra, o mar e as fontes das águas” Apoc. 14:7


Podemos amar o que tememos?

Temer a Deus é compreender quão grande, poderoso e santo Ele é, em contraste como nossa pequenez, fraqueza e quão dessemelhantes a Cristo nós somos. Essa reverência também se aprofunda muito mais quando entendemos nosso relacionamento com Ele como nosso Redentor.

“A verdadeira reverência a Deus é inspirada pelo senso de Sua infinita grandeza e a noção de Sua presença. Com este senso do invisível, todo coração deve sentir-se impressionado”. Ellen G. White, Profetas e Reis, pp. 48 e 49.


Reverência na Casa de Deus

“Para a alma crente e humilde, a casa de Deus na Terra é como que a porta do Céu... Se os crentes, ao entrarem na casa de oração, o fizessem com a devida reverência, lembrando-se de que se acham ali na presença do Senhor, seu silêncio redundaria num testemunho eloqüente. Os cochichos, risos e conversas, que se poderiam admitir em qualquer outro lugar, não devem ser sancionados na casa em que Deus é adorado”. Ellen G. White, Testemunhos Seletos, Vol. II, pp. 193 e 194.

`
Silêncio na Igreja:

Conta-se que certa vez o príncipe Conde, em Paris, entrou numa igreja e se ajoelhou ao lado de um jovem seminarista, cuja atitude reverente e discreta lhe chamou a atenção. “Este seminarista” pensou, “deve ser muito sábio, pois em geral se juntam na mesma pessoa o saber e a piedade”. Dirigiu-lhe, pois, ali mesmo a palavra, perguntando:

Que é que o senhor aprende no seminário? O interpelado nada respondeu. Julgando não ter sido compreendido, tornou a perguntar: Que aprende o senhor no seminário? Novamente silêncio! Mais uma vez perguntou, e nada de resposta. Só então o jovem erguendo a cabeça, respondeu:

Aprendemos a ficar calados na igreja!

Conclusão

Querido amigo internauta, ainda temos muito a debater sobre a reverência na adoração e nos cultos da congregação. Mas espero que este texto tenha plantado uma sementinha em teu coração. Uma semente que lhe trará a consciência de que o Deus a quem estamos servindo é muito mais do que podemos imaginar! A Ele seja todo o temor, reverência, admiração, respeito... pelos séculos dos séculos!

Um comentário:

  1. - Meus parabéns, meu qerido irmão. Espero qe me permita usar esse texto para minha pregação. Deus o abençoe =)

    ResponderExcluir