domingo, 27 de novembro de 2011

Lição Escola Sabatina para Surdos - Lição 10 - 4º Trimestre 2011

VERSO PARA MEMORIZAR: “Mas a Jerusalém lá de cima é livre, a qual é nossa mãe” (Gl 4:26).

10 - As duas alianças - 26 de novembro a 3 de dezembro from Escola Sabatina on Vimeo.

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 10 - 4º Trim. 2011


Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Quarto Trimestre de 2011
Tema geral do trimestre: O Evangelho em Gálatas
Estudo nº 09 – De escravos a herdeiros
Semana de    26 de novembro a 03 de dezembro
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (Ijuí - RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil


Verso para memorizar: “Mas a Jerusalém lá de cima é livre, a qual é nossa mãe” (Gal. 4:26).

Introdução de sábado à tarde
A questão hoje é relacionada à futura e próxima grande controvérsia. Milhares de igrejas proclamam o fim da necessidade de santificação do sábado com sua mudança para o domingo. A motivação seria a desvalorização do Antigo Testamento, só valendo o Novo Testamento. E dizem mais, que no Antigo Testamento a salvação era pelas obras da lei, mas que no Novo Testamento passou a ser pela graça, mediante a fé. Esse é um assunto importantíssimo, pois ele fará parte da grande controvérsia. Portanto, todos devem se preparar bem. E a lição dessa semana concede a oportunidade.
Vamos recordar sobre como foi dada a lei de DEUS. Vamos por etapas:
a)      No Éden, para Adão e Eva
Eles receberam só o sábado, e o princípio do amor. Fez parte da semana da criação. Eles não conheciam o mal, só o bem. Isso era importante para serem completamente felizes. Como é bom não conhecer o mal, e melhor ainda é que ele não exista. E lá no Éden, ele ainda não havia entrado, embora já existisse por causa da revolta de Lúcifer. Portanto, a lei no Éden era a seguinte: um amar o outro assim como DEUS os amava. Esse amor se intensificava mais a cada semana, quando o casal se dedicava exclusivamente a DEUS.
No Éden não havia necessidade de desdobrar o princípio do amor em dez, como temos hoje. Fazer isso seria informar sobre o mal. Bastava que tivessem em seus corações o princípio do amor, e ao natural, jamais iriam buscar outros deuses nem matar, nem mentir, etc. Assim funciona na perfeição.
b)      Logo após a queda de Adão e Eva, no mesmo dia
DEUS agora acrescenta a lei cerimonial, mas de uma forma bem simples. Agora eles precisavam saber que JESUS viria, no futuro, para morrer por eles, e salvá-los da morte eterna. Com isso, a morte que viria, e a primeira foi de Abel, seria apenas temporária.
c)      Logo após a saída da arca
DEUS ampliou a Noé a aliança feita com Adão e Eva. Ele garantiu que nunca mais destruiria a Terra por meio de água, e o sinal de Sua palavra foi o arco-íris. Dali em diante choveria, coisa que antes nunca aconteceu. Para que não tivessem medo de outra catástrofe global, DEUS inseriu esse ponto em Sua aliança a Noé e seus descendentes, e até nós. Os sacrifícios de animais, que já existiam, continuaram sem alteração.
d)      Algumas semanas após a saída do Egito
Agora DEUS fez acréscimos, tanto ao princípio universal do amor (que desde o início incluía o sábado), quanto à lei dos sacrifícios. A lei do amor Ele desdobrou em Dez Mandamentos, escritos em duas tábuas de pedra. Assim simbolizava que era uma lei permanente. Ela deveria estar escrita no coração, mas já não estava mais, portanto, foi grafada pelo próprio DEUS na pedra para deixar bem claro: ela está valendo.
Também DEUS detalhou a lei do sacrifício num cerimonialismo bastante minucioso, para assim ensinar sobre o horror do pecado e o quanto era importante e vital a necessidade de um Salvador para a humanidade, que viria morrer por todos.
Portanto, a lei do amor, da qual JESUS fala bastante, e que o profeta João também fala bastante, vem desde o Éden, e inclui o sábado. Ela foi detalhada para pessoas em outra situação, a de pecado, bem diferente da situação de Adão e Eva, na perfeição. Ou seja, DEUS manteve o sábado tal como foi dado na criação, e acrescentou algumas importantes proibições, adequadas para uma raça degenerada e pecadora. Isso não era necessário para gente como Adão e Eva, em estado de pureza, quando ainda desconheciam o mal.
Por sua vez, a lei do sacrifício foi bem detalhada para ensinar sobre a necessidade do Salvador. É bem evidente que a primeira lei, que veio do Éden, antes do pecado, teria que ter validade enquanto existisse Céu e Terra, como disse JESUS em Mateus 5:18. E que a lei cerimonial que foi dada após o pecado, desaparecesse no futuro, uma vez havendo o sacrifício do Cordeiro de DEUS.
Ora, não fica difícil, nesse contexto de revisão da história, entender sobre a graça e a fé. Como já estudamos, e como ainda estudaremos nesta semana, pois é importante revisar esses pontos, por estes estudos só poderemos chegar a uma única conclusão: deve ser permanente o que foi dado na perfeição e temporário o que foi dado após o pecado. E fica mais evidente ainda que a obediência é necessária para não cair em pecado e não ser condenado pela lei de DEUS, a que foi dada antes da queda no pecado. Mas, como DEUS falou a Adão e Eva, que JESUS viria para morrer por eles, essa morte é que seria a sua salvação, e não a obediência após se tornarem pecadores. Assim, para serem salvos, precisava JESUS morrer, e para continuarem salvos, eles precisavam obedecer a lei. Portanto, a graça passou a existir desde aquele dia em que pecaram, desde o momento em que DEUS anunciou que JESUS viria morrer por eles. E existe até hoje. Não se pode dizer que ela apareceu com JESUS no Novo Testamento, e que no Antigo Testamento a salvação era pela obediência à lei. Isso nunca foi assim.

domingo, 20 de novembro de 2011

Lição Escola Sabatina para Surdos - Lição 9 - 4º Trimestre 2011

VERSO PARA MEMORIZAR: “Eu lhes suplico, irmãos, que se tornem como eu, pois eu me tornei como vocês. Em nada vocês me ofenderam” (Gl 4:12, NVI).

09 - Apelo pastoral de Paulo - 19 a 26 de novembro from Escola Sabatina on Vimeo.

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 9 - 4º Trim. 2011


Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Quarto Trimestre de 2011
Tema geral do trimestre: O Evangelho em Gálatas
Estudo nº 09 – Apelo pastoral de Paulo
Semana de    19 a 26 de novembro
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (Ijuí - RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil


Verso para memorizar:Eu lhes suplico, irmãos, que se tornem como eu, pois eu me tornei como vocês. Em nada vocês me ofenderam” (Gal. 4:12, NVI).

Introdução de sábado à tarde
Paulo enviou uma mensagem bem dura aos Gálatas. Fez isso para impedir que caíssem em erros que viriam a levá-los à perdição eterna. Mas na mensagem, vez após outra, ele demonstrava que os amava. Foi por isso que escreveu de modo tão enfático, não queria que se perdessem. O modo de escrever dele doeu inclusive em seu coração, mas ou era isso ou eles continuariam num caminho descendente. Quando algo coloca em perigo a nossa vida espiritual, vale tudo para impedir uma derrocada. É a vida eterna que está em jogo.
Paulo talvez não imaginasse, mas hoje estamos estudando o que ele escreveu. Pessoalmente gosto de Paulo, assim como de mais dois personagens bíblicos: Elias e João Batista. Também aprecio os demais, mas estes me servem como referencial para escrever esses comentários, que são para os últimos dias. Estamos em tempos decisivos; não se deve enganar as pessoas. Porém, pode-se ver muitos tratando as pessoas de modo irresponsável, como que dizendo: continuem assim, quando há erros em andamento. Outros inclusive dão exemplo negativo, e logo têm seguidores. Refiro-me ao interior da igreja. Há liberalismo e conformação com o mundanismo. Sabíamos que seria assim, mas isso não quer dizer que devamos simplesmente cruzar os braços. Quem for líder, ou formador de opinião dentro da igreja, como Paulo, tem a responsabilidade de dar o toque de corneta correto. Milhares de vidas, especialmente jovens, estão em grave perigo. E muitos são os que estimulam a ficarem em situação de perigo. Prefiro ser impopular que enganar lisonjeando. Apesar de às vezes ter escrito com relativa dureza, de cada 100 e-mails que recebo, apenas um diz não concordar. São centenas de pessoas que dizem ter sua vida modificada por esses comentários realistas. E não poucos vieram para a igreja por esse meio. É gratificante não ter a consciência pesada por enganar multidões. Paulo é nisso um bom exemplo.
“A lisonja é uma arte pela qual Satanás fica de emboscada a fim de enganar e envaidecer o ser humano com elevados pensamentos quanto a si mesmo. ... A lisonja tem sido o alimento de que muitos de nossos jovens se têm nutrido; e os que têm louvado e lisonjeado têm suposto que estavam fazendo bem; mas têm feito mal. Elogio, lisonja e condescendência têm feito mais no sentido de induzir almas preciosas a falsos caminhos, do que qualquer outro artifício inventado por Satanás. A lisonja faz parte dos métodos do mundo, mas não dos de Cristo. Pela lisonja, pobres criaturas humanas, cheias de fragilidades e enfermidades, chegam a pensar que são eficientes e dignas, e ficam inchadas, em sua mente carnal. Intoxicam-se com a ideia de serem dotadas de talentos acima do que possuem, e sua vida religiosa se desequilibra. A menos que, pela providência de Deus, elas sejam desviadas desses enganos, e se convertam, e aprendam o a-b-c da religião na escola de Cristo, perderão a salvação” (Filhos e Filhas de DEUS, MM, 1956, 73).

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Lições da Bíblia 4º Trim 2011 - De escravos a herdeiros - Lição 8

Com a participação do pastor Evandro Favero, Departamental de Mordomia da União Sul Brasileira e do pastor Alex Palmeira, Departamental Ministério Pessoal Associação Sul Paranaense.
Leia a Lição

Lição Escola Sabatina para Surdos - Lição 8 - 4º Trimestre 2011

08 - De escravos a herdeiros - 12 a 19 de novembro

VERSO PARA MEMORIZAR: “Assim, você já não é mais escravo, mas filho; e, por ser filho, Deus também o tornou herdeiro” (Gl 4:7, NVI).

08 - De escravos a herdeiros - 12 a 19 de novembro from Escola Sabatina on Vimeo.

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 8 - 4º Trim. 2011


Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Quarto Trimestre de 2011
Tema geral do trimestre: O Evangelho em Gálatas
Estudo nº 08 – De escravos a herdeiros
Semana de    12 a 19 novembro
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (Ijuí - RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil


Verso para memorizar:Assim, você já não é mais escravo, mas filho; e, por ser filho, DEUS também o tornou herdeiro” (Gál. 4:7, NVI).

Introdução de sábado à tarde
O Senhor JESUS resgatou os que estavam sob a lei (Gál. 4:5). Ele nasceu sob a lei, isto é, na condição dos pecadores, mortal, sujeito a pecados, como todos nós. Ele veio em nossas condições. A única diferença é que nasceu sem pecado.
O que quer dizer ‘Ele resgatou os que estavam sob a lei’? Isso é o que a IASD tanto prega: perdoar os pecados da humanidade, que por causa da transgressão, a lei os condenava. Estudamos na semana passada. Portanto, o verso de hoje diz que, uma vez perdoados, já não somos mais escravos, mas livres.
O que quer dizer ‘ser escravos’? É alguém sem direito algum. Alguém que só trabalha, ganha mal para seu sustento, e quando morre, é esquecido. Já o filho, no caso filho de DEUS, tem uma herança a receber. JESUS conquistou essa herança, assim como conquistou o direito de nos perdoar. E nos perdoando, Ele nos concede a mesma herança que recebeu.
Que herança é essa? É um conjunto de coisas muito desejáveis: a vida eterna, uma pátria excelente, uma casa formidável, e o direito de estar na presença de DEUS e falar com Ele, que é o mais importante. O que acha disso?
Por falar nisso, hoje, o dia em que escrevo esse comentário, para um grupo de pessoas, é o dia 14 de Tihsri (equivalente ao nosso dia 12 de outubro). Estão esperando para amanhã a volta de CRISTO. Logo, amanhã será sua grande decepção, pois erraram na interpretação das profecias bíblicas. É mais um erro. Como é fácil enganar as pessoas! Isso me assusta. É só inventar alguma nova interpretação sobre a Bíblia, encontrar algumas coincidências interessantes, e o resto o povo acredita. Se alguma dessas pessoas, dias depois, ler esse comentário, saiba que nós, adventistas do sétimo dia, estamos de braços abertos para juntos aguardarmos o dia da volta de CRISTO, cuja data ainda ninguém sabe. Há uma herança aguardando a todos, mas precisamos ser coerentes com a Palavra de DEUS. Ao contrário do que alguns de vossos líderes pregaram, nós, adventistas do sétimo dia jamais os perseguiremos. Isso não faz sentido algum. Viram, passou a tal data, e nada aconteceu, nem essa dita perseguição, nem a volta de CRISTO. Mas cabe um alerta geral: ainda outras datas serão marcadas, e portanto, outras decepções acontecerão. São enganos de satanás para desacreditar a verdadeira pregação sobre a volta de JESUS. Voltem irmãos!
Não ser escravo, mas filho, é ter sido perdoado, pelos méritos de JESUS.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Abençoado Dia do Ancião




dia_do_anciao
"Diante das cãs te levantarás, e honrarás a presença do Ancião, e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor.”

“Como é comovente ver a juventude e a velhice dependendo uma da outra, o jovem olhando ao idoso quanto ao conselho e à sabedoria, e o Ancião ao adolescente em busca de auxílio e simpatia. Assim é como devia ser. Deus quer que os jovens possuam tais atributos de caráter que encontrem prazer na amizade dos idosos...” Ellen White.

A pessoa do Ancião é aquela figura que merece de todos nós o respeito, a atenção e a admiração, pela sua vida abnegada e seus feitos espirituais. Normalmente o Ancião tem a voz da experiência em nossas comissões de Igreja, é a voz da sabedoria, e por isso devemos respeitá-lo, pela liderança que ele representa diante da nossa comunidade cristã.

O Ancião é um tipo de sub-pastor na Igreja local, ele deve ser considerado o braço direito do pastor distrital, e um facilitador para os departamentos da nossa Igreja. Há sempre espaço para um Ancião consagrado a + de mil em nossas congregações.

Hoje é o seu dia especial, por isso, receba o nosso carinho e o nosso amor por você e não pela sua função. Você, nobre Ancião, é uma pessoa fundamental para o avanço da causa de Deus. Confiamos a você parte da liderança da nossa Igreja.

Que o Senhor Jesus possa inundar o teu coração com o poder dos céus. Receba a nossa gratidão pelo seu lindo trabalho realizado em cada uma das nossas reuniões espirituais. Nós precisamos da sua liderança abençoando a nossa membresia todos os dias.

Que Deus conceda a você nobre Ancião, muita saúde física e muita paz de espírito!

Feliz sábado na presença de Jesus!

Pr.Otimar Gonçalves
Presidente Missão Alagoas

Boletim Guia Informativo - IASD Pq. Flamingo - 12/11/2011


terça-feira, 8 de novembro de 2011

TV Novo Tempo: Catanduva ganha novo canal em sinal aberto


Como já foi divulgado neste blog a TV Novo tempo está em sinal aberto em Catanduva no canal 18 e muitos já tem assistido.
Segue em anexo uma nota do secretario da cultura da cidade com a notícia e a data da inauguração.
Divulguem!

25.10.11 – Os catanduvenses têm, a partir deste mês, mais uma opção de escolha no controle remoto. Está no ar, em Catanduva, a TV Novo Tempo. A instalação do transmissor na Torre de TV resulta de parceria entre a Prefeitura de Catanduva e a Rede Novo Tempo de Comunicação. O sinal pode ser sintonizado no canal 18 UHF.

Educativa, a TV Novo Tempo busca contribuir com a sociedade e transformar vidas através de princípios religiosos voltados para a responsabilidade social, família, educação, comportamento e saúde. São cerca de 50 horas semanais de programas inéditos e noticiário veiculado diariamente para todo o território nacional.

O conteúdo da TV Novo Tempo, em estimativa, pode alcançar mais de 40 milhões de espectadores em todo o Brasil, Chile, Peru, Equador, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina. O sinal ainda chega, via satélite, para toda a América, parte da Europa e para o norte da África, cobrindo, ainda, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe.

Lançamento

Está programado para 16 de novembro o lançamento oficial da TV Novo Tempo de Catanduva - Canal 18. A cerimônia será realizada na Praça da República, em evento aberto ao público, a partir das 20 horas. A organização é da Rede Novo Tempo.

Com a implantação no município, a equipe regional da emissora, sediada em São José do Rio Preto, passará a cobrir eventos sociais e educativos de Catanduva.

Histórico

A Rede Novo Tempo de Comunicação teve seu embrião em um projeto para o rádio durante a Segunda Guerra Mundial, em 1929, nos Estados Unidos. Em 1943, o programa “A Voz da Profecia” passou a ser transmitido nas capitais brasileiras.

A inauguração da Rede Novo Tempo de Comunicação aconteceu em 1996, em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, como uma organização da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Além da TV, o grupo possui rádios, gravadora e um portal de notícias.

Mix TV

A Prefeitura de Catanduva também autorizou, recentemente, a instalação da Mix TV no município. A emissora terá seu sinal propagado pelo canal 21 UHF. A previsão é que a primeira transmissão aconteça até dezembro. A Mix TV valoriza gêneros musicais, com programação voltada ao público jovem e muita interatividade.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Comissão de Nomeação


LÍDERES INDICADOS PELA COMISSÃO DE NOMEAÇÃO PARA 2012

1º Ancião – Marcos Antônio de Carvalho
                   Raphael dos Santos Oliveira
                   Walter Garcia
                   Harley Marcio Cantori

Secretaria – Eliane / Associada – Marcia
Tesoureiro – Edson Andrade
Mordomia – Dirce Gross / Associado – Raphael


Escola Sabatina – Edson
         Associado  - André
         Secretaria – Eveline


Ministério Pessoal – Aparecido
Associado – Marcos Garcia
Secretario – André

Interessados – Ismair / Associado – André

Coordenadora Ministério das Crianças – Márcia

Comunicação – Raphael / Associado – Edson

Ministério Jovem – Débora
Associado – Lucas
Secretária – Izabela
Conselheiro – Raphael

Diáconos – Ismair (chefe) / Luis / Nelson / Lucas / Liversino / Aparecido / Benedito

Diaconisas – Patrícia (chefe) / Gislaine / Fátima / Ana / Karla / Eva / Eva (pindorama) / Leonice / Marcia

Música – Débora / Associado – Ismair

Ministério da Mulher – Eliane / Vice – Dirce

Lar e Família – Marcos Antônio e Débora

ASA – Marcos Garcia / Associado e Tesoureiro – Alcino / Secretária – Patrícia

Temperança e Saúde - Harley Marcio Cantori / Associado – Marcos Garcia

Expansão Patrimonial – Ismair / Associado – Aparecido

Recepção – Lucas / Vice – Izabela / Associado – Erica

Som e Imagem – Jonathas

Ministerio dos Adolescentes – Débora

Evangelismo – Marcos Antônio de Carvalho

Comissão:
André, Jonathas, Marcos Antônio, Raphael, Walter, Marcia, Dirce, Marcio, Eliane, Patrícia, Débora, Marcos Garcia, Lucas, Ismair, Edson, Aparecido.

Lições da Bíblia 4º Trim 2011 - O caminho para a fé - Lição 7


Com a participção do pastor Ursulino Freitas, Presidente da Associação Mineira Central, e com o pastor Aroldo Andrade, Secretário da Associação Rio Fluminense.

sábado, 5 de novembro de 2011

Lição Escola Sabatina para Surdos - Lição 7 - 4º Trimestre 2011

VERSO PARA MEMORIZAR: “A Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que creem” (Gl 3:22).

07 - O caminho para a fé - 5 a 11 de novembro from Escola Sabatina on Vimeo.

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 7 - 4º Trim. 2011



Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Quarto Trimestre de 2011
Tema geral do trimestre: O Evangelho em Gálatas
Estudo nº 07 – Caminho para a fé
Semana de    05 a 12 de novembro
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (Ijuí - RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil


Verso para memorizar:A Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em JESUS CRISTO, fosse a promessa concedida aos que creem” (Gál. 3:22).

Introdução de sábado à tarde
Vamos comentar o verso de hoje. O que quer dizer “a Escritura encerrou tudo sob o pecado”? Nesse trecho Paulo se refere, por certo, ao Salmo 14:1 a 3, onde diz: “Diz o insensato em seu coração: não há DEUS. Corrompem-se e praticam abominação; já não há quem faça o bem. Do céu olha o Senhor para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda. Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há um sequer.” Todos estão debaixo do poder do pecado, tanto judeus como gentios, conforme Romanos 3:9 e 22.
Ou seja, pela Bíblia, todos são pecadores. Portanto, só podem ser salvos mediante a fé. E essa promessa da salvação é concedida aos que creem. “O dom de Deus ao homem excede a toda estimativa. Não foi retida coisa alguma. Deus não permitiria que se dissesse que Ele poderia haver feito mais, ou revelado à humanidade maior amor. No dom de Cristo, deu Ele todo o Céu.” Manuscrito 21, 1900.
“A filiação divina não é qualquer coisa que obtenhamos por nós mesmos. Unicamente aos que recebem Cristo como seu Salvador, é dado o poder de tornarem-se filhos e filhas de Deus. O pecador não pode, por nenhum poder a ele inerente, livrar-se do pecado. ... Mas a promessa de filiação é feita a todos quantos "creem no Seu nome". João 1:12. Todo aquele que vai ter com Jesus em fé, receberá perdão” (Maravilhosa graça, MM. 1974, p. 51).

Série Parábolas de Jesus - Materiais - ATUALIZANDO...


PARA FAZER O DOWNLOAD CLIQUE SOBRE OS NOMES


01 - ENSINANDO EM PARÁBOLAS



02 - A PARÁBOLA DO SEMEADOR



03 - PESCA PARA O MESTRE
Sermão - Lição - Áudio do Sermão(Opção 1 | Opção 2) - Correção em powerpoint

04 - O HOMEM RICO E LÁZARO
Sermão - Lição - Áudio do Sermão(Opção 1 | Opção 2) - Correção em powerpoint(em breve)


05 - A VIÚVA, O JUIZ E O ADVERSÁRIO
Sermão - Lição - Áudio do Sermão(Opção 1 | Opção 2) - Correção em powerpoint(em breve)


06 - A FIGUEIRA ESTÉRIL

Sermão - Lição - Áudio do Sermão(Opção 1 | Opção 2) - Correção em powerpoint(em breve)


07 - O TRIGO E O JOIO
Sermão - Lição - Áudio do Sermão(Opção 1 | Opção 2) - Correção em powerpoint(em breve)

08 - O FILHO PRÓDIGO
Sermão - Lição - Áudio do Sermão(Opção 1 | Opção 2) - Correção em powerpoint(em breve)





IGREJAS QUE ESTÃO ORGANIZANDO ESTA ESTA SÉRIE DE ESTUDOS
ACESSE:



Este estudo faz parte de uma série de estudos do Pr. Stephen Bohr, onde foi traduzido do inglês para o português, para que mais pessoas que não tem facilidade de entender o idioma original possam ler, aprender e viver estas mensagens.
Espero que sirva de grande inspiração para todos

Traduzido por: Richard Graciano Rodrigues
Igreja Adventista do 7º dia de Gopoúva
Guarulhos, São Paulo - Brasil



PASTOR STEPHEN BOHR

Apesar de ter nascido em Wisconsin, o pastor Stephen Bohr cresceu na Colômbia e na Venezuela, onde seus pais serviram como missionários.
Durante mais de trinta anos, ele tem atuado como um pastor, conselheiro da juventude, professor de teologia e evangelista. É reconhecido internacionalmente por sua série de apresentações de "Descobrindo os Mistérios do Gênesis."
No momento é pastor da Igreja Adventista Central, na cidade de Fresno, Califórnia, e é também diretor e orador dos Segredos selados (Secrets Unsealed), uma entidade sem fins lucrativos que se dedica na produção de material audiovisual sobre os principais ensinamentos da Bíblia.
Sua esposa, Aurora, é nativa da Colômbia. Eles têm um filho, Stephen e uma filha, Jennifer.