quinta-feira, 26 de maio de 2011

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 9 - 2º Trim. 2011


Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Segundo Trimestre de 2011
Tema geral do trimestre: Vestes da Graça
Estudo nº 09 – Um Tição Tirado do Fogo
Semana de  21 a 28 de maio
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (Ijuí - RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil


Verso para memorizar: “Eis que tenho feito que passe de ti a tua iniquidade e te vestirei de finos trajes” (Zacarias 3:4).

Introdução de sábado à tarde
O grande conflito entre satanás e DEUS, tem quatro momentos essenciais:
1º) Lúcifer querendo ser semelhante ao Altíssimo. E para consegui-lo, desencadeou uma guerra de anjos contra o trono de DEUS; ele queria participar desse trono.
2º) Perdendo a guerra, derrotou Adão e Eva, e intentou ser o príncipe desse mundo.
3º) Mas no embate da cruz, JESUS em flagrante desvantagem, derrotou o ódio de satanás com o Seu infinito amor.
4º) Agora, ele se prepara para a última batalha, o Armagedom. E seu intento é desviar o maior número de seres humanos do caminho da salvação, já que mais do que isto não consegue mesmo, pois está perdido, e derrotado.
O mundo tem produzido muita guerra. Pois aqui as diferenças são resolvidas na base da violência. Na verdade, por essa via as diferenças não são resolvidas. Aparecem outras diferenças, e o mundo vai de mal a pior. É a lei do mais forte, de quem pode mais. É um planeta de estúpidos, que utilizam o conhecimento que conseguem desenvolver para fabricar armas. E ainda assim, se acham muito inteligentes. Mas pare um pouco para pensar: entre o ato de JESUS na cruz, entre as Suas palavras para oferecer o outro lado do rosto, entre o que Ele disse que não veio para ser servido mas para servir, entre a Sua declaração “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”; e a escalada de armamento, a multiplicação das guerras, da destruição e da mortandade mundo afora, da luta pelo poder, o que você acha mais lúcido, sensato e sábio?
Não  é à toa que DEUS acha loucura a sabedoria desse mundo!
O mundo está piorando. E a causa primária da situação do mundo é essa guerra de satanás contra DEUS, e contra quem esteja com Ele. Pensemos um pouco sobre isso. O que Lúcifer queria, no início de sua luta? Ser semelhante ao Altíssimo. Ele queria poder para mandar, não poder para servir. E o que está gerando muitas das guerras nesse mundo? É a luta pelo poder. Onde há alguém ambicionando poder, há tensão suficiente para gerar algum tipo de conflito. Cuidado, isso também ocorre muito em nossa igreja. É preciso banir esse tipo de conflito entre nós, como fizeram os discípulos nos dias que antecederam o Pentecostes.
Lúcifer queria ser admirado ainda mais do que já era. Queria que o foco estivesse nele, não em DEUS. Essa não é, ao longo dos tempos, a obstinação da maioria das pessoas? Fazem de tudo para que as atenções se voltem a elas, não a DEUS. Cuidado com essa cilada. O mundo hoje faz de tudo para que nós, servos de DEUS, queiramos também ser vistos como belos, importantes, ricos, famosos, etc. Muito cuidado com a cilada que derrubou satanás e levou com ele 33% de todos os anjos que serviam a DEUS.
Lúcifer queria ter prestígio. Não é exatamente isso que as pessoas também buscam? Em lugar da humildade de DEUS, o ser humano está sempre lutando por destaque entre os demais.
Pois bem, agora reflitamos um pouco mais profundamente: é possível a todos terem poder para dominar sobre os demais? É possível a todos serem o foco das atenções? É possível a todos terem mais prestígio que os outros? Não é possível! Por isso, quem quer essas coisas parte para a briga, para a guerra. Ele está querendo o que muitos também querem. Então, ou gasta muito dinheiro para ser mais que os outros, ou se envolve em conflitos que nada resolvem.
Mas muita atenção ao que está escrito a seguir: para humildes, que só desejam servir, não ser servidos, sempre há lugar para mais, muitos mais. Se todos forem humildes, ao contrário do que se todos buscam prestígio, não haverá conflito algum. Esse é o reino de DEUS! Assim deverá ser a nossa igreja!!! Um lugar de gente humilde, inteligente e sábia, atraindo o mundo pela diferenciação para melhor, não para pior.
Portanto, pensemos mais um pouco: é possível todos servirem uns aos outros? É possível a todos se amarem mutuamente? É possível a todos promoverem a felicidade dos demais? Sim, é perfeitamente possível. E não há a mínima necessidade de algum tipo de conflito para conseguir essas coisas. Por isso o Reino de DEUS é de paz; mas o império de satanás é de guerra, de autodestruição.
Escolha hoje a que reino quer pertencer.


1.     Primeiro dia: Zeloso por Jerusalém
DEUS, por meio de Isaías tentou evitar o desastre (exílio em Babilônia) do povo escolhido. O mesmo DEUS, mais tarde, por meio de Zacarias, após o desastre nacional, busca recompor o povo e reconstruir o templo e a cidade de Jerusalém. Agora que os pais daquela geração apanharam dos inimigos, cujos deuses eles admiravam e até adoravam, quando os filhos perceberam que esses deuses nada podiam em favor deles, estava então chegando a condição de se deixarem dirigir pelo DEUS verdadeiro. Portanto, estava chegando a hora de retornar e reconstruir a pátria que DEUS lhes deu. Se profetas foram usados por DEUS para evitar que fossem destruídos, outros estavam sendo utilizados para que se recompusessem como nação. Que mau exemplo de pais para filhos. Todos os que são pais ou mães, deveriam pensar muito, e orar mais ainda, para que suas decisões não criem situações ruins para os filhos. DEUS dá os filhos para serem cuidados com santa dedicação, mas nem sempre é assim. Aqueles pais, daquele povo, voltaram-se para ídolos, e foram derrotados pelos povos daqueles ídolos, e agora os filhos deveriam fazer a reconstrução da nação.
DEUS sempre foi bom para com Seu povo. Mas quando esse povo resolve cronicamente dar mau testemunho, DEUS Se vê na obrigação de restringir as bênçãos. E quando esse povo se afasta de DEUS, a pergunta que resta é: Como favorecer a quem não quer mais saber de DEUS? E, se mesmo assim, DEUS continuasse derramando Suas bênçãos, Ele estaria dando uma mensagem a esse povo e ao mundo, que aprova tal conduta. Tal coisa jamais DEUS fará, seria favorecer o mau testemunho. Portanto, quando um povo é fraco, quando uma igreja é fraca, quando não tem poder, ou esse poder é pequeno, algum desvio de conduta cristã existe, e precisa ser identificado, precisa haver mudança. É examinar, cada um a si mesmo, e reformar a sua vida, e DEUS, como sempre fez, voltará a ser favorável. Não esperemos a sacudidura para fazer isso.
Caso se extinguisse a justiça e fosse possível que a misericórdia divina abrisse as portas para toda a raça humana, sem levar em conta o caráter, haveria pior condição de descontentamento e rebelião no Céu do que antes da expulsão de Satanás. Seriam quebradas a paz, a felicidade e a harmonia do Céu. A mudança da Terra para o Céu não alterará o caráter dos homens; a felicidade dos remidos no Céu resulta do caráter formado nesta vida segundo a imagem de Cristo. Os santos no Céu primeiro terão sido santos na Terra” (Maranata, O Senhor vem. MM, 1997, p. 324).
“A felicidade é o resultado de santidade e de conformidade com a vontade de Deus. Os que querem ser santos no Céu precisam primeiro ser santos na Terra; pois quando deixarmos a Terra, levaremos nosso caráter conosco, e isto será simplesmente levar conosco alguns dos elementos do Céu que nos foram comunicados pela justiça de Cristo” (Mensagens Escolhidas, vol. 3, p. 191).

2.     Segunda: O acusador e o acusado
Veja só  o que satanás fez com o sumo sacerdote Josué (não é  o mesmo Josué que guiou o povo para a conquista de Canaã, esse nome quer dizer JESUS). Este sumo sacerdote estava em pé, diante do anjo do Senhor, com roupas sujas. Ah! veja só isso: ele representava JESUS no futuro, como o sumo sacerdote no Templo Celeste. A sujeira eram os pecados do povo de DEUS, a que Josué representava, como sumo sacerdote, e também os pecados dele mesmo. A cena parecia ridícula: O representante do povo perante DEUS estava sujo.
Imagine qualquer coisa parecida com um pastor, que vai pregar perante a congregação, com os trajes adequados, porém, bem sujos. De imediato ele será acusado pelo, digamos, relaxamento. Mas imaginemos que essa não seja só a sujeira dele, mas de toda a congregação. Imaginemos por um momento que a sujeira em suas roupas tenham aparecido por uma transformação dos pecados da congregação, e os dele, em forma de sujeira comum em sua roupa, e agora apareciam explicitamente.
Foi algo assim que aconteceu com o sumo sacerdote Josué. As suas roupas estavam manchadas de pecados (naqueles tempos, era sangue de animais).
Agora, continuemos pensando. O inimigo tinha ou não argumentos para acusar o sumo sacerdote? É evidente que sim. A sujeira estava ali, e quem quisesse, poderia ver. Portanto, ao menos na questão da acusação, satanás estava certo. Mas DEUS o desmascarou, e agora quem fica numa situação ridícula, é o acusador. O que foi que DEUS fez?
O anjo do Senhor tomou a palavra, isto é, interrompeu o discurso acusatório, pois por certo havia muito o que denunciar, e deu uma ordem: que as vestes sujas fossem tiradas de Josué; e ele foi vestido de vestes finas e limpas (cf. Zac. 3:4).
O que representa essa ação do anjo do Senhor? Ele mesmo disse: “Eis que tenho feito que passe de ti a tua iniquidade...” ou seja, tu foste perdoado. O perdão era autêntico, não podia ser contestado, pois o pagamento da iniquidade de Josué, e do povo que ele representava, seria feito por JESUS na cruz. Esse evento ainda estava no futuro, mas Josué foi perdoado com base no que JESUS ainda iria fazer. Portanto, JESUS tornou-Se devedor perante DEUS, pois o perdão dado a Josué teria que ser pago por JESUS, no futuro.
Diante dessa ação, satanás teve que se calar, e esperar para que JESUS vencesse na cruz. Se Ele fosse ali derrotado, então sim, satanás poderia outra vez levantar a sua voz, dessa vez, contra JESUS, e anular aquele perdão dado ao sumo sacerdote Josué. Mas na cruz, satanás foi calado outra vez. Ou melhor, ele foi desmoralizado, porque dali saiu derrotado para sempre.
Agora, veja mais um pouco: que situação embaraçosa a de satanás. Ele até pode acusar o povo de DEUS, que é perdoado, mas quem lá no Céu vai dar atenção às suas acusações? Nenhum ser celeste dará atenção ao que ele diz, pois lá todos aceitam o perdão concedido aos arrependidos. Afinal, esse perdão tem pagamento, não é um ato de impunidade, como vemos muito aqui no Brasil. Portanto, ele é autêntico, ele não fere a Lei de DEUS – de que o salário do pecado é a morte.
Logo, qual é ainda hoje o motivo das acusações de satanás?
Veja bem isto: ele só acusa aqueles que receberam ou estão recebendo, ou que receberão o perdão de DEUS. Os ímpios, que não se importam com sua condição espiritual, que, portanto, são de fato condenáveis, esses ele jamais acusa. Só faz isso com os que estão no caminho da salvação. Por que motivo ele age assim?
Ele quer nos aviltar, quer nos diminuir, nos afastar da misericórdia de DEUS. Ele quer fazer-nos pensar que não temos mais salvação, que o nosso caso é perdido, que DEUS não se interessa mais por nós. Ele quer criar confusão em nossa mente. Quer nos desmoralizar, e isso também com a igreja. Ele está incutindo na mente de muitos membros algo assim: “lá na igreja tem muito pecado, tem muita gente pior que no mundo.” Então, por isso, alguns saem da igreja. E esse é um de seus objetivos: nos afastar da salvação. Ele quer que nos enfraqueçamos, que deixemos de fazer algo pela salvação das pessoas, que desistamos do reavivamento e da reforma. Enfim, para ele, a condição de Laodicéia é a ideal: um pouco dentro e um pouco fora da igreja. Assim, a obra jamais seria terminada.
Mas sabemos que não será assim. Alertamos mais uma vez: quem não se apegar aos princípios divinos, depois de muitas oportunidades, esse será sacudido resultando em ficar de fora. Então a igreja terá outras vestes, de justiça; e outro poder, do ESPÍRITO SANTO, tão combatido por esse dias. Pois chega a hora e a vez dEle agir com poder inimaginável.

3.     Terça: O Anjo do Senhor
Eram três os personagens em ação naquele cenário. Havia outros observando. E um dos personagens estava em atitude passiva, como que sem saber bem o que fazer. Quem tomou a iniciativa foi satanás. Ele descarregou uma enxurrada de acusações contra Josué, o sumo sacerdote, que ficou ali parado, sem saber o que dizer, pois tudo o que ouvia era verdade. Aliás, Josué não tinha nada a fazer senão sentir-se arrependido. E DEUS, em Seu trono observava, e uma multidão de anjos também. DEUS sabia o que se passava nas mentes de todos ali, mas os demais anjos não sabiam. Por isso, DEUS já sabia o que iria fazer. Ele tinha o conhecimento do que em secreto se passava na mente de Josué. Este estava profundamente envergonhado e arrependido, embora não pronunciasse uma única palavra. Josué estava desarmado; era o representante do povo perante DEUS, e estava em pé, diante de DEUS, com vestes sujas. Ele estava representando mal o povo de DEUS. O inimigo se achava triunfante com aquela cena chocante. E queria deixar DEUS numa situação embaraçosa, pois, afinal, as suas acusações iniciais, quando ainda era Lúcifer, faziam sentido: o representante do povo de DEUS não era capaz de obedecer aos mandamentos.
Satanás sentia-se todo cheio de razão. Ele conhecia uma quantidade de pecados de Josué e do povo pelo qual esse sumo sacerdote intercedia diante de DEUS. O inimigo se achava numa posição confortável, pois, segundo ele, DEUS teria que ouvir acusações que O desarmariam. DEUS deveria ficar numa situação bem constrangedora pelo fato de Josué ser um mau e sujo sumo sacerdote, estava imundo pelos pecados. O inimigo achava-se triunfante. E tal como o caso de Jó, DEUS permitiu que satanás despejasse todos os seus argumentos contra Josué. E satanás falou o que sabia, certamente com a eloquência que lhe é peculiar. Digamos assim: ele rebaixou Josué ao nível do ridículo. E DEUS ouvia, e todos ali também ouviam. A cena era constrangedora!
Terminado o discurso acusatório, então DEUS falou, do alto de Sua santidade e pureza – palavras que deixaram calado a satanás, sem poder dizer mais uma única palavra, nem mesmo saber o que pensar. DEUS disse: “O Senhor te repreende, ó satanás, sim, o Senhor que escolheu Jerusalém te repreende; não é este um tição tirado do fogo?” (Zac. 3:2).
O que foi mesmo que DEUS disse? Vamos por partes:
=> Quem estava repreendendo? O próprio que falava, o próprio Senhor, pois ele não disse “O Senhor te repreenda” e sim, disse: “O Senhor te repreende”.
=> “O Senhor que escolheu Jerusalém te repreende”, isto é, esse povo foi por DEUS escolhido, portanto, é um povo especial, para o qual DEUS tinha um especial propósito;
=> “não é este um tição tirado do fogo?”, ou seja, não foi este Josué, e o povo do qual ele vem, retirado das condições que satanás mesmo criou e fez degenerar?
Por que razão DEUS estava repreendendo satanás? Veja só, que ironia: satanás até estava falando a verdade quanto às acusações; isso até pode ser verdadeiro, embora ele também costume mentir nessas ocasiões. Mas se acredita que, diante de DEUS, não ousasse mentir porque seria desmascarado mais fortemente, e perderia a sua oportunidade de atingir a DEUS. O inimigo teve uma oportunidade de acusar, e não a desperdiçaria pronunciando mentiras quando isso nem era necessário, pois pecados em Josué havia o suficiente, e as suas vestes o demonstravam. Então o que DEUS na verdade disse foi o seguinte: te repreendo porque foi você mesmo que levou este homem a pecar, foi você quem derrubou a humanidade nessa situação de desgraça! E agora dê uma olhada no que vou fazer. Então o anjo, nesse caso, o Filho de DEUS, JESUS CRISTO, entrou em ação. Ele declarou publicamente o perdão de DEUS para Josué, para alívio de todos, menos de satanás. Esses pecados foram perdoados porque JESUS CRISTO iria no futuro morrer para perdoá-los. Então o próprio JESUS CRISTO tirou as vestes sujas e as trocou por vestes limpas.
E agora satanás, vai falar o quê? Ali estava um homem, um sumo sacerdote, em pé, diante de DEUS, com vestes limpas. E tudo era perfeitamente legal, pois estava fundamentado no amor de DEUS que levaria JESUS CRISTO à cruz. Naquela cena se anunciava um embate entre JESUS e aquele satanás, no futuro, no Gólgota. Seria um conflito entre dois seres, para ratificar o perdão a Josué, e a todos que cressem e aceitassem a JESUS.
O inimigo teve que sair, envergonhado, sem ter uma palavra a dizer, senão amargar a sua derrota diante do amor de DEUS. E Josué, ficou ali, perdoado, puro diante de DEUS e de todos os seres celestiais. Ele estava perdoado, estava limpo.
Pode dar-se conosco o mesmo, repetir-se a história, se tão somente, envergonhados pelo nosso passado, sentirmos o desejo de sermos perdoados.

4.     Quarta: Troca de roupas
Como foi o procedimento que o anjo do Senhor (esse anjo era JESUS) realizou em Josué? 
Primeiro, houve uma declaração, de que ele era um tição tirado do fogo. Isto quer dizer: foi resgatado de um lugar de aflição por causa dos pecados, significando que ele estava arrependido.
Segundo, as vestes sujas foram tiradas de Josué, e isto quer dizer, os pecados dele, e do povo, foram perdoados.
Terceiro, foram postos nele veste limpas, o que quer dizer: ele agora era um ser puro, sem pecado de que pudesse ser acusado.
Então vem uma orientação a Josué, como o da prostituta prostrada diante de JESUS e seus acusadores: Disse JESUS à prostituta: “vai e não peques mais”.
A Josué foi dito: “Se andares nos meus caminhos e observares os meus preceitos, também tu julgarás a minha casa, e guardarás os Meus átrios e te darei livre acesso entre estes que aqui se encontram.” O que significam essas palavras? Se de aqui em diante tu obedeceres, julgarás o povo santo, isto é, promoverás a justiça entre esse povo, e serás um guardião dos lugares santos. Serás um homem que cuidará da santidade de Meu povo, para que seja salvo. E por fim, terás acesso entre os santos de DEUS.
Nenhuma palavra mais fora dita a satanás, o acusador. Talvez já tivesse se ausentado dali, envergonhado e derrotado. Melhor é sentir vergonha por causa do pecado e se arrepender do que sentir vergonha por causa da derrota diante de DEUS.

5.     Quinta: “Uma defesa eficaz”
Tudo mudou na vida de Josué porque ele foi perdoado. Daí em diante, recebeu vestes dignas de um ser santo, e recebeu o direito de julgar o povo de DEUS. Ele recebeu o direito de ter livre trânsito entre os seres santos do Universo.
Mas há uma questão importante. Sem ela, ele não seria perdoado, e satanás, na vida dele, triunfaria. Qual é essa questão?
Atente para a descrição de Josué, em Zac. 3:1. Josué estava em uma atitude humilde. Ele reconhecia que as palavras de satanás eram fundamentadas. Diferente de Adão e Eva, ele não pronunciou uma palavra em sua defesa. Estava dependendo inteiramente de DEUS. Ele, digamos, estava em atitude de falência diante de todos os presentes.
Só  os humildes se arrependem. E só os humildes podem ser perdoados.
O que é uma pessoa humilde?
Um humilde diz: eu pequei, sou pecador; um vaidoso diz: eu sou o bom.
Um humilde diz: eu sou o responsável pelo mal; um orgulhoso diz: não é da minha conta.
Um humilde diz: eu preciso de ajuda; um arrogante diz: eu mesmo resolvo isso.
Viu alguma semelhança entre o que é dito pelo humilde e pelo não humilde? Os dois centram no “eu”. E qual a diferença? O humilde diz que o “eu” não vale nada, e o não humilde diz que o “eu” pode tudo. Logo, o humilde pode receber ajuda de fora, mas o não humilde não pode receber essa ajuda, pois não admite a necessidade dela.
A diferença entre a vida eterna e a morte eterna está em como nós vemos o “eu”. Se o vermos como sendo nada, pois um pecador não é mais do que nada, então DEUS pode agir em nosso favor, pois, como Josué, sentimos a necessidade de ajuda, de sermos defendidos. Mas se agirmos como o publicano numa das parábolas de JESUS, então nunca seremos justificados, pois não sentimos necessidade da justificação.
O que mais necessitamos hoje, para sermos salvos, é de humildade. Devemos pedir a DEUS para nos tornar humildes, e para isso, devemos praticar a humildade, todos os dias, em tudo o que fizermos. Podemos meditar na passagem a seguir, selecionada para entendermos um pouco mais sobre a humildade.
“Na ordenação dos doze, haviam desejado grandemente que Judas fosse um de seu número; e tinham contado com seu ingresso como um fato muito prometedor ao grupo apostólico. Ele tinha estado mais em contato com o mundo do que eles; era um homem de boas maneiras, de discernimento e habilidade para dirigir e, fazendo uma alta apreciação de suas próprias qualidades, levara os discípulos a terem-no na mesma conta. Mas os métodos que ele desejava introduzir na obra de Cristo baseavam-se em princípios mundanos e eram dirigidos por mundanos expedientes. Esperavam adquirir o reconhecimento e honra mundanos pela obtenção do reino deste mundo. A atuação desses desejos na vida de Judas, auxiliou os discípulos a compreenderem o antagonismo entre o princípio do engrandecimento próprio e o da humildade e abnegação de Cristo - princípio este do reino espiritual. No destino de Judas viram eles o fim a que propende o servir a si próprio” (Educação, 93, grifos acrescentados).

6.     Aplicação do estudo Sexta-feira, dia da preparação para o santo sábado:
Devemos buscar uma coerência entre a beleza interior e a beleza exterior. A busca dessa coerência passa pelo pedido de humildade. DEUS transforma a vida de quem é humilde, pois só os humildes se entregam 100% a DEUS. E uma entrega parcial é um passo dado rumo à salvação, mas não é suficiente. Se não completar esse passo, poderá estar perdido tanto quanto quem não deu passo algum.
Irmãos, todos os que estão lendo esse comentário, não vamos perder a vida eterna por detalhes que o mundo nos impõe. O nosso inimigo sabe que o salário da transgressão é o mesmo, sendo pecado grande, sendo pequeno e desprezível. Por exemplo, o que nós consideramos pecado grande pode ser traficar drogas, ou estuprar crianças. E o que consideramos pecado pequeno, ou nem consideramos pecado, é tomar chimarrão, ou café, ou coca-cola, por exemplo. Por isso, traficantes não somos, mas com essas coisas pequenas, milhares delas, quase uma para cada crente, delas não temos receio de perder a vida eterna. Pois, entre nós, talvez a maioria que se perder, será por essas pequenas coisas consideradas insignificantes. E lá se vai a beleza interior, que precisa ser mascarada por ornamento exterior artificial, vendido pela indústria da beleza que não é beleza.
A veste que foi colocada sobre Josué, puríssima, foi posta sobre um homem 100% perdoado, a ponto de satanás nada mais falar, pois perdeu o fundamento de suas acusações. O homem fora perdoado, ficando limpo de suas transgressões anteriores. O perdão só foi dado porque ele se havia arrependido de tudo. E o arrependimento só foi possível porque se tornara humilde.
Particularmente gosto do exemplo de Davi. Ele era humilde. Sempre que era advertido, de pronto aceitava, e se fosse o caso, se arrependia. E DEUS o amava por esse motivo. É assim que nós devemos viver – buscar a humildade para que possamos aceitar as advertências que nos vêm todos os dias, e nos arrepender e sermos perdoados. Então, como com Josué, nenhuma condenação satanás poderá requisitar sobre nós. E satanás pode ser mentiroso, mas ele respeita a DEUS, pelo poder de Sua autoridade e santidade. Aliás, ele respeita tanto, pois tem medo de DEUS, que até treme quando oramos ao nosso DEUS.
“A obra de Cristo não foi realizada de tal modo que deslumbrasse os homens com Suas aptidões superiores. Ele saiu do seio do Onisciente, e poderia haver assombrado o mundo com o grande e glorioso conhecimento que possuía; ficou, no entanto, calado e silencioso. Não era Sua missão esmagá-los com a imensidade dos Seus talentos, e, sim, andar com mansidão e humildade, para que pudesse ensinar aos ignorantes o caminho da salvação” (Fundamentos da educação cristã, 338, grifos acrescentados).

escrito entre 13 e 19/04/2011
revisado em  20/04/2011
corrigido por Jair Bezerra



Declaração do professor Sikberto R. Marks
O Prof. Sikberto Renaldo Marks orienta-se pelos princípios denominacionais da Igreja Adventista do Sétimo Dia e suas instituições oficiais, crê na condução por parte de CRISTO como o comandante superior da igreja e de Seus servos aqui na Terra. Discorda de todas as publicações, pela internet ou por outros meios, que denigrem a imagem da igreja da Bíblia e em nada contribuem para que pessoas sejam estimuladas ao caminho da salvação. O professor ratifica a sua fé na integralidade da Bíblia como a Palavra de DEUS, e no Espírito de Profecia como um conjunto de orientações seguras à compreensão da vontade de DEUS apresentada por elas. E aceita também a superioridade da Bíblia como a verdade de DEUS e texto acima de todos os demais escritos sobre assuntos religiosos. Entende que há servos sinceros e fiéis de DEUS em todas as igrejas que no final dos tempos se reunirão em um só povo e serão salvos por JESUS em Sua segunda vinda a este mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário