domingo, 18 de dezembro de 2011

Comentário da Lição da Escola Sabatina - Dr. Bruce Cameron - Lição 13


O Evangelho em Gálatas - Lição 13
O Evangelho e a Igreja
(Gálatas 6:1-10)
Introdução: Como a igreja deveria lidar com o pecado? Quão bem sucedidos têm sido os esforços da tua igreja no passado, com relação a isto? Na maior parte das vezes, vejo duas coisas acontecendo. Primeiro, pessoas críticas criticam os pecados (ou supostos pecados) de outros. Segundo, os pecadores sentem que seus pecados “são da sua própria conta” e querem que os líderes da igreja vão “cuidar de suas vidas” – querendo dizer, “por favor, não liguem para mim”. As vítimas das pessoas críticas ficam indignadas e pecadores sérios se retraem em suas conchas pecaminosas. Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e ver o que ela tem a nos ensinar a respeito deste assunto!


I. A Armadilha do Pecado
A. Leia Gálatas 6:1. O que quer dizer ser “surpreendido” em pecado? (O teu pecado é exposto quando você não planejava torná-lo público. Ou, você caminhou para o pecado, quando preferiria ter caminhado com Deus.)
1. Este texto se aplicaria a pecadores desafiadores? (Se você está se vangloriando do teu pecado, pode ser “surpreendido” nele?)
B. Deve haver alguma coisa errada na impressão da minha Bíblia. Paulo deve ter desejado dizer “vocês, que são críticos, deverão restaurá-lo”, e não “vocês, que são espirituais, deverão restaurá-lo”. Você não vê mais do primeiro do que do segundo caso?
1. Se apenas os que são espirituais deveriam “restaurar com mansidão”, o que isto nos ensina a respeito da organização da igreja? Deveríamos tentar fazer com que nossos membros críticos parem de repreender o pecado nos outros?
2. Lembre-se das vezes que você foi repreendido por pecados reais ou imaginários. Foram os líderes da igreja que te repreenderam? (A maior parte das vezes são visitantes e novos membros que me repreendem, porque não concordam com meus pontos de vista! A minha esposa, que é muito espiritual, desempenha muito bem o trabalho de me manter na linha!)
3. Quando você vê pecado em outras pessoas, já notou que é o teu próprio pecado que você vê?
a. Você deveria ser desqualificado da “restauração” de outras pessoas envolvidas nos mesmos pecados que te levam a lutar?
C. O que significa restaurar alguém com “mansidão”? Isto inclui expulsar alguém da lista de membros da igreja?
1. Leia Mateus 18:15-17. Como Jesus define “mansidão”?
a. Note no exemplo de Jesus que não são os líderes “espirituais” da igreja, mas a vítima do pecado que confronta o pecador. Como você reconciliaria o conselho de Paulo com o de Jesus?
II. Carregar os Fardos
A. Leia Gálatas 6:2. Paulo mudou de assunto?
1. O pecado é um fardo na tua vida? (Sim.)
2. Somos obrigados (se formos espiritualmente qualificados) a carregar os fardos dos pecados dos outros?
3. O que a “lei de Cristo” tem a ver com levar os fardos dos pecados dos outros? (Você se lembra que na semana passada discutimos a diferença entre a abordagem da vida diária pela “justificação pela fé” e a abordagem da vida diária pelas “obras e a lei”? A abordagem da fé pergunta “O que eu posso fazer para agradar a Deus, meu cônjuge e aqueles que estão ao meu redor?” A abordagem das obras pergunta, “Quais sinais vermelhos na estrada do pecado eu cruzei hoje?” Uma se concentra no amor para com os outros, e a segunda se concentra em si mesmo e no pecado. A abordagem da fé, a abordagem da lei de Cristo, pergunta “O que eu posso fazer para suportar os fardos dos outros?” Isto incluiria ajudá-los a vencer o fardo do pecado.)
B. Que significado você dá à palavra “levar”? (Levar parece exigir mais do que uma pequena ajuda.)
1. Como eu posso “levar” o pecado de outra pessoa? (Quantas vezes o pecado de outras pessoas te afetou de maneira adversa? “Levar” o pecado enquanto você está restaurando a pessoa, significa que você pode estar sofrendo por causa do pecado desta pessoa.)
III. Orgulho ao Carregar os Fardos
A. Vamos rever a última parte de Gálatas 6:1. Assuma que você está ajudando um companheiro membro da igreja, o qual é oprimido pela mentira. Paulo está nos dizendo que, se ajudarmos este membro, podemos começar e mentir?
B. Leia Gálatas 6:3-5. Paulo acabou de me dizer para levar os fardos dos outros. Agora ele me diz para levar os meus próprios fardos! Paulo está se contradizendo?
1. O conselho de Paulo para termos cuidado em não sermos tentados se encaixa aqui? (As peças do quebra cabeças se encaixam! Se estamos ajudando o mentiroso com o seu pecado, podemos ser tentados pelo orgulho a pensar que somos superiores. Podemos ser tentados a fofocar, contando para outras pessoas como ele é uma pessoa má. Precisamos “levar” os nossos próprios fardos do orgulho e da fofoca.)
2. Paulo nos diz para “examin[armos] os próprios atos”, “orgulhar-se” e evitarmos de nos “comparar” com os outros. O que ele está nos dizendo para fazer? (Não podemos nos comparar ao mentiroso. Não podemos nos orgulhar do fato de que não somos mentirosos. Não deveríamos superestimar a nossa “bondade”. Deveríamos nos comparar com Jesus, não com os outros. Fazermos de Jesus o ponto de comparação, termos consciência do nosso próprio pecado, é “levar” o nosso “próprio fardo”.)
C. Agora que discutimos este assunto, quais características a igreja deveria exigir daqueles que estão “restaurando” os que foram surpreendidos em pecado? (Estes devem ser santos humildes, que estão conscientes de seus próprios pecados, que não são dados a fofocas e que são mansos, porque compreendem que Deus foi misericordioso para com eles.)
IV. Abençoando os Instrutores
A. Leia Gálatas 6:6. É aqui que você me convida para jantar!
1. A quem este conselho é dirigido? (Paulo está se dirigindo àqueles que foram surpreendidos em pecado, e que estão se beneficiando daqueles que os estão restaurando com mansidão e levando o seu pecado.)
a. O que se requer que os pecadores restaurados façam? (Eles devem ser uma bênção para aqueles que os restauraram.)
b. Você já esteve envolvido em restaurar um pecador e foi castigado por isso? (Há alguns anos atrás, um casal me pediu para ajudá-los, porque estavam passando por momentos terríveis em seu casamento. Havia pecado envolvido. Eu me encontrei com eles, e ofereci para que um deles ficasse morando em minha casa, até que fosse razoável para eles morarem juntos novamente. Aconteceu que eu fui acusando de estar me “aliando” com o cônjuge que veio morar temporariamente em minha casa – embora o casal houvesse concordado mutuamente em quem deveria vir morar comigo e minha esposa!)
V. Retribuição
A. Leia Gálatas 6:7-8. Por que Paulo se refere a Deus como sendo zombado na lei da retribuição? (Se Deus está no controle do mundo, então deveríamos ser capazes de confiar em certas regras. Uma destas é a lei da “retribuição”. Buscar ajudar aos outros, traz ajuda para você. Prejudicar aos outros, traz prejuízo para você.)
1. Isto se relaciona com a ideia de restaurar alguém surpreendido em pecado? (Isto te dá um argumento nas tuas tentativas de restauração! Mas a ideia principal é que demonstrar amor e bondade para com os outros, será recompensado.)
B. Leia Gálatas 6:9. Por que somos advertidos a respeito de nos “cansarmos”? (Embora Deus esteja no controle, o pecado e o livre arbítrio abundam. Às vezes a retribuição é retardada. Às vezes não seremos recompensados até que tenhamos alcançado o céu.)
1. Em nosso estudo sobre Gálatas, martelamos na importância da “graça”. O que esta série de versos nos ensina a respeito da importância das obras? (Graça nos dá a salvação, mas as obras nos dão uma recompensa – tanto positiva quanto negativa. Paulo menciona especificamente a recompensa que nos espera no céu, por nossas boas obras!)
C. Veja novamente Gálatas 6:8. O que é significativo acerca da maneira como Paulo descreve a semeadura apropriada? (Note a abordagem da graça: semear para agradar “o Espírito”. A nossa missão é amar a Deus e amar aqueles que estão ao nosso redor.)
D. Leia Gálatas 6:10. Por que Paulo distingue entre os outros crentes e o resto do mundo? (Temos uma obrigação maior para com os que crêem.)
E. Amigo, você vai estabelecer teu objetivo em se tornar mais espiritual, para que possa ajudar a levar os fardos dos pecados de outros? Se você se conscientizar que é mais crítico do que espiritual, pedirá ao Espírito Santo para ajudá-lo a mudar, de crítico para espiritual?
VI. Próxima Semana: Anunciando a Glória da Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário